Notícias
PARTICIPAÇÃO
Comissão divulga resultado da eleição para membros da Cipa 2026/27 do HC-UFPE
Novos membros da Cipa terão mandato de janeiro de 2026 até janeiro de 2027
A comissão instituída para a eleição dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e de Assédio (Cipa) para implantação da Gestão 2026/2027 do Hospital das Clínicas da UFPE divulgou o resultado da votação, que aconteceu dos últimos dias 11 a 13, de forma on-line (pelo sistema Helios Voting). O resultado pode ser conferido aqui. O HC é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“O resultado da eleição da Cipa do HC-UFPE reafirma o compromisso dos trabalhadores com a promoção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Parabenizamos todos os eleitos pela confiança recebida e pela disposição em assumir essa importante responsabilidade. Que a nova gestão atue de forma técnica, participativa e preventiva, fortalecendo a cultura de segurança e a preservação da saúde de todos”, explica a presidente da Comissão Eleitoral, Adelle Cordeiro.
Os oito candidatos (empregados públicos) mais votados foram eleitos membros titulares, e os quatro demais serão suplentes. A eles se juntarão mais oito titulares e quatro suplentes indicados pela Superintendência. Ou seja, a Cipa será composta por 16 membros titulares (metade eleita e metade indicada); e oito suplentes (metade eleita e metade indicada). Além deles, três servidores da UFPE inscritos vão compor a Comissão como voluntários. Eles terão mandato de janeiro de 2026 até janeiro de 2027.
A realização anual da eleição atende ao que estabelece a Norma Regulamentadora nº 5 (NR-5), do Ministério do Trabalho e Emprego, que define a formação da Cipa como instrumento essencial para a prevenção de acidentes e para a promoção de um ambiente institucional seguro.
A Comissão Eleitoral contou com o apoio da Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (Usost) do HC.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda
Coordenadoria de Comunicação Social