Notícias
campanha
Cipa do HC promove ação para lembrar a importância do “Adorno Zero”
Uma ação educativa da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital das Clínicas da UFPE lembrou a importância do “adorno zero” para os profissionais de saúde. A ação aconteceu no hall da portaria 1, local em que os profissionais foram sensibilizados em sua chegada ao hospital-escola, na manhã desta segunda-feira (12). A iniciativa prosseguirá nesta terça (13), nas Enfermarias. O HC-UFPE é uma unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“Essa ação é organizada pelo Grupo de Trabalho (GT) Saúde da CIpa e tem como objetivo lembrar a importância de nossos profissionais não utilizarem adornos no ambiente hospitalar para evitar o risco de contaminação para os pacientes, para o(a) próprio(a) profissional e para as pessoas que convivem com ele(a). A sujidade presente em alianças e anéis, por exemplo, provocam muitos danos”, explica a técnica de enfermagem e membro da Cipa, Cliceide Correia.
A vedação ao uso de adornos como alianças, anéis, brincos, relógios, pulseiras e gravatas, entre outros, é uma das medidas da Norma Regulamentadora nº 32 (NR 32) do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata das diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde.
“A não utilização de adornos aliada à correta higienização das mãos são as duas principais medidas para a prevenção de infecções hospitalares e podem salvar muitas vidas”, destaca Cliceide Correia.