Notícias
Centro de Informática e Hospital das Clínicas debatem temas ligados à inovação em saúde digital em evento no CIn
O Centro de Inovação para Saúde Digital (CISDi) do Centro de Informática da UFPE, em parceria com o Hospital das Clínicas, realizou na última quinta-feira (30), no anfiteatro do CIn, o MatchDay Saúde & Tecnologia. O evento reuniu profissionais e pesquisadores do HC e do CIn que debateram problemas estruturados, visando à ampliação do networking Saúde&Tecnologia, captação de investimentos e formação de times para proposição de inovação em saúde digital por meio de projetos PD&I.
Segundo o diretor do Centro de Informática, Paulo Borba, o evento foi um “excelente primeiro passo” para que pesquisadores do CIn conheçam problemas da área de saúde e possam estabelecer colaborações com a equipe do HC, e assim ter impacto direto na pesquisa do centro acadêmico, nos pacientes do hospital e, eventualmente, de outros hospitais universitários e da rede privada.
O superintendente do HC, Filipe Carrilho, considerou o MatchDay Saúde & Tecnologia um marco na história do hospital e espera que essa parceria se estenda em outras gestões. “O HC faz parte de uma rede de 41 hospitais. O problema que solucionarmos internamente, por meio de soluções tecnológicas, será facilmente aplicável nos outros hospitais.” Para ele, o Hospital das Clínicas pode ser visto como uma vitrine na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
“A conexão com desafios da área de saúde reforça a relevância da atuação do CIn/UFPE com inovação e pesquisa de alto impacto, não apenas científico, mas econômico e especialmente social quando falamos em saúde pública”, afirmou o vice-diretor do CIn e coordenador do CISDi, Sérgio Soares.
A chefe do Setor de TI e Saúde Digital (Setisd), Shirley Cruz, destacou que, por ser um hospital de ensino e pesquisa, o HC pode ser visto como um grande laboratório vivo para as oportunidades de desenvolvimento e validação de pesquisas aplicadas. “Aproximar esse ambiente de um centro de excelência em ciência e tecnologia, como o CIn-UFPE, é uma estratégia muito importante porque ambos são unidades da universidade e precisam estar juntos por meio de pesquisa e inovação para resolução de problemas”, pontuou.
O evento contou com a colaboração de pesquisadores do CISDi e das demais áreas de pesquisas do centro, além dos pesquisadores do Hospital das Clínicas e convidados do ecossistema de tecnologia de Pernambuco, como Sebrae, Neurotech, Cesar, Porto Digital, Softex, Secretaria Estadual de Ciência de Tecnologia e Facepe.