Notícias
FOLIA
Bloco da “Hamordiálise” desfila pela primeira vez no HC-UFPE
O Hospital das Clínicas da UFPE deu as boas-vindas ao bloco “Hamordiálise”. Criado pela equipe multiprofissional da Hemodiálise, o bloco animou o Carnaval de pacientes e acompanhantes do setor na última terça-feira (17).
A iniciativa da equipe de Terapia Ocupacional, representada pela TO Priscilla Viégas, estagiários e os residentes do Programa de Residência Multiprofissional Integrado em Saúde (PRMIS), começou antes do Carnaval com a produção do estandarte junto aos pacientes da Hemodiálise, durante encontros semanais do grupo terapêutico.
Além do estandarte, foram trabalhadas a estimulação cognitiva, utilizando palavras-chave do Carnaval, e outras atividades lúdicas voltadas para a inclusão, acessibilidade e humanização no ambiente hospitalar. O desfile na terça representou a culminância do trabalho.
A coordenadora da ação, Priscilla Viégas, avalia que a atividade teve um profundo significado terapêutico e emocional. "A música, o brincar e a cultura resgatam a autonomia, a autoestima e a identidade da pessoa para além dos papéis de paciente e acompanhante, além de ressignificarem o hospital como uma experiência positiva de cuidado”, afirmou.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.