Notícias
EVOÉ!
Bloco “Quem não virou virará” leva o carnaval de rua para dentro do HC
É Carnaval no Hospital das Clínicas da UFPE. Como já é tradição, o bloco “Quem não virou virará” promoveu, na manhã desta quarta-feira (11), mais uma vez o autêntico carnaval de rua de Pernambuco para o desfile que começou na Unidade de Terapia Intensiva adulto, evoluiu e multiplicou o número de participantes no trajeto dentro do estacionamento e chegou à apoteose no hall da portaria 1 com muito frevo, maracatu, marchinhas e manguebeat, alguns deles com letras adaptadas à temática do bloco.
Criado em 2018 pelos profissionais da UTI, o bloco homenageou o carnaval do interior do Estado nesta edição com a participação do papangu e da La Ursa, que se juntaram aos integrantes do centenário Bloco das Flores (o mais antigo em atividade no Recife, com 106 anos), aos passistas do frevo rasgado da companhia de dança Saltos e aos músicos da orquestra Multisons. O desfile contou ainda com o registro de imagens aéreas de drone feitas pelo projeto Retratos da Periferia.
“Estamos muito felizes por mais um desfile com grande participação dos nossos profissionais, pacientes e seus acompanhantes. Além de proporcionar essa alegria, o nosso bloco tem três pilares: a beneficência, com a compra de kits de higiene para os nossos pacientes; a humanização do atendimento; e a educação continuada reforçando a importância da prevenção de lesões por pressão mudando o paciente de posição”, comentou a presidente do bloco e enfermeira da UTI do HC, Andreia Mendonça.
Outra tradição do bloco é a participação de pacientes que já passaram pela UTI. Uma dessas pessoas é a estudante de Administração da UFPE, Rafaela Lins, que ficou 55 dias internada (entre janeiro e março de 2024), 41 deles na UTI do HC, devido a complicações da Granulomatose com Poliangeíte (GPA), uma doença autoimune que provoca a inflamação de vasos sanguíneos de pequeno a médio calibre de órgãos como os pulmões e rins. “Não sou muito de carnaval, mas desse aqui eu gosto muito”, disse Rafaela.
Sobre a Ebserh
O HC-UFPE faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Moisés de Holanda