Notícias
EVENTO
Auriculoacupuntura encerra a Semana Mundial da Amamentação
A Semana Mundial da Amamentação do Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), teve continuidade durante a manhã desta quinta-feira (8), na instituição com uma sessão terapêutica de auriculoacupuntura liderada pelo farmacêutico do HC Felipe Souza. A atividade, que marca o fim do cronograma do evento, aconteceu na Maternidade, localizada no 9º andar do hospital, e foi destinada às nutrizes alojadas na unidade.
De acordo com Felipe, que possui experiência com aplicação da técnica, a auriculoacupuntura, também conhecida como auriculoterapia, é um ramo da medicina tradicional chinesa que funciona com diretrizes semelhantes à acupuntura comum. O grande diferencial da técnica é que ela é aplicada diretamente na orelha do paciente, ativando uma série de estímulos desencadeada por essa parte específica do corpo.
“A orelha possui reflexos relacionados ao sistema nervoso e que interferem em outras partes do corpo humano. Sendo assim, essa técnica pode ser utilizada para diminuição de dores, minimização de condições como ansiedade e depressão, dentre vários exemplos. No caso do público focado nessa atividade, a auriculoacupuntura também pode estimular o aumento da produção de leite”, explicou o farmacêutico.
A Semana Mundial da Amamentação é um evento anual promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e organizado no HC pelo Banco de Leite da instituição.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.