Notícias
ANIVERSÁRIO
Serviço de Transplante de Fígado do HUWC completa 22 anos
O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), está em festa! O Serviço de Transplante de Fígado completou 22 anos de funcionamento recentemente. O primeiro transplante hepático no HUWC, que carrega também o título de pioneiro no Ceará, foi realizado em 18 de maio de 2002 e, até 27 de maio de 2024, a equipe já contabiliza 2.411 transplantes realizados. O CH-UFC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que fortalece a assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o ensino e a pesquisa em saúde no país.
Nestas mais de duas décadas, muitas vidas foram salvas, como a de Débora Sampaio, de 51 anos. Ela sofria de uma hepatite autoimune e recebeu seu novo fígado em 13 de junho de 2003, após seis meses esperando o órgão. “O transplante é um renascer. Com ele, você tem perspectiva. Eu, por exemplo, vou completar 21 anos de procedimento, e com qualidade de vida. Gratidão a Deus, à família do doador, que mesmo na hora difícil disse sim à doação, e à equipe maravilhosa do Serviço, que faz um belíssimo trabalho”.
O chefe do Serviço de Transplante Hepático do HUWC, Huygens Garcia, destacou que o Serviço tem crescido ano a ano, tornando-se referência para as regiões Norte e Nordeste do Brasil, com uma equipe multiprofissional dedicada a cuidar dos pacientes. “Proporcionamos os devidos cuidados antes, durante e após os transplantes, ofertando um tratamento de alta complexidade e qualidade”. O Serviço está preparado para realizar o procedimento, com a chegada de novos órgãos, 24h por dia, durante todo o ano. “O objetivo principal é contribuir para salvar vidas”, concluiu.
Doe órgãos
Huygens Garcia ressaltou o agradecimento às famílias dos doadores, “que mesmo em momentos de muita dor, perpetuaram a vida com amor e solidariedade. Sem a doação, não há transplante”, salientou. Por isso, é muito importante que doadores de órgãos e tecidos expressem aos familiares o seu desejo após a morte. Uma plataforma está disponível para facilitar a declaração como doador: é a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO). A decisão no momento do falecimento segue sendo dos familiares, mas a ferramenta contribui para a sensibilização sobre a doação. Quem precisa de novos órgãos, aguarda em fila organizada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT), do Ministério da Saúde, para receber o transplante.
Como ter acesso ao Serviço de Transplante de Fígado do HUWC
Para moradores de outros estados, o acesso é feito via Tratamento Fora de Domicílio (TFD) após atendimento nos serviços de saúde de sua localidade. Para os residentes no Ceará, a consulta pode ser marcada pelo próprio paciente por meio dos telefones: (85) 99131-3876 | (85) 3366-8581 | (85) 3366-8235.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 42 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.