Notícias
REFERÊNCIA NA ESPECIALIDADE
Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço celebra 30 anos com grandes conquistas e programação especial de atividades
O Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio chega ao 30º aniversário acumulando grandes feitos. Entre eles, a criação da primeira Residência Médica de Cirurgia Crânio Maxilo Facial das regiões Norte e Nordeste em 2019 e uma média anual de atendimentos de 4.600 pacientes. Para celebrar a data, uma programação foi especialmente pensada pela equipe do Serviço.
No próximo dia 7 de outubro, a partir das 19h30, como parte das comemorações, haverá Reunião Científica Interdisciplinar com a conferência “Estratégias para prevenir o Hipoparatireoidismo após procedimento”, com o Prof. Dr. Fábio Montenegro, da Universidade de São Paulo (USP); e a palestra “16 Anos da Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC”, com Luís Alberto Albano Ferreira, chefe do Serviço. Fechando a programação da noite, o lançamento do livro “Cirurgia de Cabeça e Pescoço – Tópicos Essenciais”, organizado pelo Prof. Francisco Monteiro, do Departamento de Cirurgia da UFC, com coquetel de encerramento e sessão de autógrafos.
No dia 30 de setembro, foi realizada também, no auditório Paulo Marcelo, no Bloco Didático da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Famed-UFC), a 700ª Sessão Clínica Comemorativa pelos 30 Anos do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Na oportunidade, foi feito um resgate histórico e apresentadas novas técnicas cirúrgicas recentemente adotadas pelo Serviço, como a tireoidectomia por acesso transvestibular (toetva), um procedimento vídeo-assistido e minimamente invasivo para a retirada parcial ou total da tireoide em função de nódulos que apresenta a quase ausência de cicatriz na região da intervenção como grande benefício para a qualidade de vida do paciente.
“É com grande satisfação e orgulho que comemoro esses 30 anos do nosso Serviço, iniciado por mim e outros colegas em 1990. Desde então, agregamos novos profissionais e tecnologias. Além disso, construímos uma residência médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, que foi a primeira no Norte e Nordeste a ser reconhecida pelo Ministério da Educação e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e que, a cada ano, forma um residente. Agradeço muito a todos que contribuíram para a construção desse serviço e a difusão da especialidade”, disse, emocionado, Luís Albano, durante a 700ª Sessão Clínica Comemorativa.
Primeira mulher residente do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Ana Carla Albuquerque destaca a importância da data para a especialidade. “É um momento de muita emoção para mim, que hoje sou residente do Serviço de Cirurgia Crânio Maxilo Facial e já concluí a minha especialização no Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, participar da sessão comemorativa desse serviço tão relevante para o Ceará e o Brasil. Além disso, é muito gratificante trabalhar com essa equipe multidisciplinar que realiza um atendimento humanizado e acolhedor com os pacientes”, ressaltou, orgulhosa.
Pioneirismo no tratamento de tumores de base de crânio
Em 2016, o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do HUWC abriu o primeiro ambulatório específico para tratar tumores de base de crânio pela rede pública de saúde do Ceará. O cirurgião Márcio Studart, que está à frente desse ambulatório, explica que, dentro da cirurgia de cabeça e pescoço, a cirurgia de base de crânio ou craniofacial é uma área de atuação. “A ideia dela é tratar de tumores que estão na interface entre a face e o crânio. São tumores que invadem a face e o crânio, na maioria das vezes, a base do crânio”. Como é uma área que perpassa crânio, face e seus espaços, acaba envolvendo pelo menos três especialidades distintas: cirurgia de cabeça e pescoço, otorrinolaringologia e neurocirurgia. “Aí está a importância do Hospital Universitário Walter Cantídio. Porque aqui temos um centro onde encontramos tudo isso”, pontua.
Compromisso com a saúde pública
Há pelo menos dois anos consecutivos, o Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio realiza mutirões de atendimento à população para prevenir e conscientizar sobre o câncer de cabeça e pescoço. A Campanha Julho Verde, de conscientização e combate ao câncer de cabeça e pescoço, ocorre anualmente e faz parte do calendário oficial da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil), organizadora e promotora em âmbito nacional. Durante os mutirões, cerca de 200 pessoas são atendidas, inclusive com encaminhamento para os ambulatórios do Serviço nos casos suspeitos de câncer.
Entrega de laringes eletrônicas
Em 2019, o Serviço de Cabeça e Pescoço entregou 14 laringes eletrônicas doadas pela Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG) a usuários laringectomizados – que tiveram a laringe removida em razão do câncer – do Hospital Universitário Walter Cantídio. Pequenas, leves e portáveis, as laringes funcionam à base de pilha ou bateria. Possuem uma membrana na parte superior que, quando encostada no pescoço ou nas bochechas do usuário, ajudam o paciente a emitir sons. “Até o ano passado, as laringes eletrônicas não estavam disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas, graças ao esforço da ACBG, isso se tornou realidade”, disse Jônatas Catunda de Freitas, ex-residente do HUWC e cirurgião de cabeça e pescoço.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.
SERVIÇO:
Reunião Científica Interdisciplinar | Tireoide e Paratireoide | Coordenação: Dr. Renan Montenegro
O quê? Evento com conferência, palestra e lançamento de livro para celebrar os 30 anos do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio
Quando? 7 de outubro de 2019
Horário? 19h30
Onde? UNO – Medical & Office – Av. Pontes Vieira, 2.340 – Auditório – 4º andar
Público-alvo? Aberta a estudantes e profissionais de saúde interessados no tema
Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)
Unidade de Comunicação Social
Hospital Universitário Walter Cantídio
Complexo Hospitalar da UFC
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
comunicacao.huwc@ebserh.gov.br | 9 9265.5460