Notícias
DIA MUNDIAL
Protocolo de Sepse da MEAC é lançado em sessão clínica
Com o objetivo de ampliar a conscientização da comunidade hospitalar sobre a gravidade da sepse, doença popularmente conhecida como “infecção generalizada”, hospitais filiados à Ebserh realizaram em todo o país ações de conscientização vinculada ao Dia Mundial da Sepse, comemorado em 13 de setembro. Na MEAC, o Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente lançou o Protocolo de Sepse e promoveu concurso cultural em alusão ao tema.
A sepse é um quadro clínico caracterizado por uma infecção inicialmente comum, mas que, com a reação generalizada do próprio organismo, pode acabar progredindo para outras áreas do corpo, causando mau funcionamento ou até falência de alguns órgãos. O risco de sepse pode ser diminuído com ações simples e de baixo custo, principalmente em crianças, respeitando-se o calendário de vacinação.
A programação na MEAC envolveu muitos colaboradores com a promoção de um concurso cultural de paródias abordando a prevenção e o tratamento da sepse. Quatro trabalhos foram produzidos pela Emergência, Alojamento Conjunto, Posto de Enfermagem do segundo andar e UTI materna, sendo dois áudios e dois vídeos. A equipe vencedora, da UTI materna, produziu um vídeo descrevendo os “6 pasitos” do tratamento da Sepse e foi premiada com uma cafeteira elétrica.
O Protocolo de Sepse foi apresentado pelo médico infectologista Marcus Vinícius Nóbrega, em sessão clínica para colaboradores da área assistencial e residentes, que puderam discutir e esclarecer dúvidas sobre o protocolo, já disponível na intranet. Lá, o profissional também pode acessar os Esquemas para terapia antimicrobiana para Sepse.