Notícias
Projeto Inspira Ação conclui grupo online de apoio a quem deseja parar de fumar e retoma atividades presenciais
Grupo terapêutico online
O projeto “Inspira Ação”, que existe para ajudar pessoas a parar de fumar, conclui, no próximo dia 24 de agosto, o grupo terapêutico online que manteve durante os últimos três meses em razão da pandemia de covid-19. Ainda neste mês de agosto, a iniciativa voltou às atividades presenciais com a retomada dos atendimentos ambulatoriais do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh. O projeto é uma ação de extensão universitária desenvolvida no Serviço de Psiquiatria do HUWC e tem contribuído para a mudança de hábitos em fumantes, o ensino da abordagem e o tratamento dessas pessoas por profissionais de saúde. Vale lembrar que 29 agosto é o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
O jornalista Liandro Brito Souza, de 35 anos, entrou no projeto há cerca de dois meses, depois da indicação de amigos que viram informações sobre o Inspira Ação nas mídias sociais do CH-UFC, e já comemora os bons frutos da decisão. “As sessões online me fizeram mudar bastante. Estou há cerca de 20 dias sem fumar. O apoio recebido dos profissionais de saúde e dos demais participantes do projeto fazem a gente se sentir acolhido, cuidado. Aproveito a oportunidade para dar um recado a quem, assim como eu, quer largar o vício: participem do Inspira Ação. É uma iniciativa pública, que fornece apoio profissional qualificado e medicamentos para um tratamento de sucesso”, deixa, Liandro, a mensagem.
Antes da pandemia, eram incluídos cerca de 100 novos pacientes ao ano com o desejo de parar de fumar. As atividades se davam no contexto de uma programação trimestral. Os interessados passavam por triagem com membro da equipe multiprofissional, consulta médica e sessões fundamentadas na terapia cognitiva-comportamental em grupo. Além disso, materiais educativos padronizados do Ministério da Saúde eram disponibilizados aos participantes ao longo do tratamento.
Durante a pandemia, alguns fumantes intensificaram o consumo de produtos derivados do tabaco, enquanto outros se motivaram a tentar parar de fumar em virtude do receio de complicações respiratórias em razão da covid-19. Por recomendação das autoridades sanitárias, a maioria dos serviços de cessação tabágica (processo de interrupção do tabagismo) teve de parar ou restringir atendimentos durante a restrição das atividades presenciais.
Adaptações
No Hospital Universitário Walter Cantídio, para superar as dificuldades de acesso e manter o programa de tratamento do tabagismo em funcionamento, houve migração de 100% dos atendimentos para o modelo de telessaúde, incluindo teleconsultas e realização de grupo terapêutico por meio de videoconferência. O grupo iniciou as sessões online no dia 15 de junho de 2021, com periodicidade quinzenal, e realizará a última em 24 de agosto próximo. A iniciativa é pioneira para serviços do gênero, assim como no contexto acadêmico no Ceará.
As atividades presenciais foram retomadas no mês de agosto por meio dos atendimentos individuais, assim como já acontecem em outros serviços do HUWC. A se manter a progressiva melhora dos índices de covid-19 e a proporção de vacinados, o próximo ciclo de atividades incluirá sessões de apoio à cessação tabágica com pequenos grupos, seguindo-se as recomendações de prevenção ao coronavírus instituídas pelo Hospital Universitário.
Para saber mais
Parar de fumar é difícil para muitos, mas possível. Pesquisas mostram que cerca de 80% dos fumantes desejam parar de fumar, porém apenas 3% conseguem a cada ano. Desses, a maior parte (95%) consegue sem assistência de profissional de saúde. Parar de fumar envolve necessariamente uma motivação íntima, a despeito de apoio externo. Essa pode surgir espontaneamente, mas o aconselhamento e o apoio de profissionais de saúde são úteis para aumentar as taxas de cessação no consumo do tabaco.
Fazem parte da equipe do “Inspira Ação” o Prof. Paulo Rodrigues, coordenador do projeto e docente do Departamento de Medicina Clínica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (Famed-UFC); os enfermeiros Cynthia Lima Sampaio, José Nilton Nogueira e Lúcia Maria Sampaio; e a psicóloga Hilzanir Barbosa. Participam do ambulatório também residentes do HUWC e estudantes de graduação, pois “almeja-se que esses futuros trabalhadores da saúde colaborem ativamente para o tratamento do tabagismo e outras políticas de controle do tabaco”, acrescenta o Prof. Paulo Rodrigues.
Os pacientes chegam ao projeto encaminhados por outros ambulatórios do Complexo Hospitalar, que, além do HUWC, conta também com a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC). Mais informações pelo telefone (85) 3366.8149.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da UFC, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.
SERVIÇO:
Os pacientes chegam ao projeto Inspira Ação encaminhados por outros ambulatórios do Complexo Hospitalar, que, além do HUWC, conta também com a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC). Mais informações pelo telefone (85) 3366.8149.
Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)
Unidade de Comunicação Social
Complexo Hospitalar da UFC
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
comunicacao.huwc@ebserh.gov.br | (85) 3366.8183