Notícias
QUALIFICAÇÃO
Profissionais do CH-UFC participam de capacitação em citologia oncótica e bacterioscopia
Entre os meses de setembro a dezembro, 18 profissionais do Laboratório de Análises Clínicas da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC) e dois residentes do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), instituições que formam o Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, estão participando de uma capacitação sobre “Leitura e Interpretação de Citologia Oncótica e Bacterioscopia”. Ao todo, são 30 horas de curso, sendo 10h para conteúdos teóricos e 20h para a prática, com 10 encontros de três horas cada. A formação é proposta pelo Setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (STDT) da MEAC, em parceria com a Unidade de Desenvolvimento de Pessoal (UDP).
A chefe do STDT, a médica ginecologista Muse Santiago, explica que a capacitação dá oportunidade aos profissionais de aprofundar o conhecimento sobre a citologia oncótica e a bacterioscopia, exames indispensáveis na prática clínica ginecológica e de fundamental importância para prevenção e diagnóstico do câncer de colo uterino e das vulvovaginites (inflamações na vulva e na vagina). “A ação impacta na qualidade do serviço prestado às nossas pacientes, na medida que promove a melhoria da precisão dos laudos citológicos e bacterioscópicos. Além disso, possibilita a formação técnica de novos profissionais nesta área de atuação”, ressalta.
A citologia oncótica e a bacterioscopia são exames estratégicos de rastreamento de doenças. No caso da citologia oncótica, também conhecida como exame preventivo e/ou Papanicolau, é feita uma análise das células do colo uterino para identificar lesões precursoras do câncer ou câncer invasor. Na bacterioscopia, por meio da análise do conteúdo vaginal, há uma identificação de microrganismos causadores de infecções (bactérias, fungos e vírus) na região genital. O curso está sendo ministrado pelo professor do Departamento de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente (DSMCA) da UFC José Eleutério Júnior.
O Técnico em Análises Clínicas Osley Pinheiro é participante do curso e conta que a experiência tem sido de muito aprendizado: “Conhecer citologia oncótica sob a ótica do Prof. Dr. Eleutério, figura ímpar neste universo de conhecimento, é um privilégio e oportunidade única de compreender algo tão complexo com a mais brilhante clareza e simplicidade. Dessa forma, o Laboratório de Análises Clínicas ganha mais profissionais capacitados e resolutividade na sua demanda oncológica com excelência”, destaca.
O conteúdo programático tem refletido, entre os temas, sobre a anatomia, a fisiologia e a histologia do trato genital feminino; os fundamentos gerais de citologia e morfologia celular e de microbiota; a identificação de micro-organismos presentes na microbiota vaginal; o preparo de coloração e a análise em microscópio de lâminas; e a interpretação e constituição de laudos. Ao final do cronograma, no dia 14 de dezembro, os profissionais também serão submetidos a avaliações teórica e prática.
Sobre a Ebserh
O Complexo Hospitalar da UFC, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.