Notícias
MEMÓRIA
Museu do Parto rompe fronteiras pela internet
O Museu do Parto tem visitas regulares e agendadas, nas quais pacientes, acompanhantes, professores, estudantes e outros interessados conhecem diversas formas de parto vaginal, muitas registradas durante o Programa de Ação Primária de Saúde para a Zona Rural, coordenado pelo Prof. Galba Araújo nos anos 1970. Também estão eternizadas capacitações de equipes de saúde e encontros com lideranças comunitárias, momentos que muito contribuíram para o desenho do atual Sistema de Saúde brasileiro.
Agora, em 2016, o Museu ganhou um novo impulso na divulgação, com a criação de seu blog ( http://museudoparto.blogspot.com.br/ ) e dos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@museudoparto). Frutos do trabalho de dois bolsistas, Andreza Almeida Martins, do curso de Psicologia, e Aldemar Roberto Filho, do Curso de Ciências Sociais, os novos canais possibilitam, além da disseminação das informações do Museu, identificar o perfil dos visitantes e suas impressões. Grande parte do acervo está sendo digitalizada para melhor preservação.
O Museu também ganhou destaque na mais recente edição do Jornal da UFC. Uma página inteira foi dedicada à iniciativa. Em entrevista à publicação, a professora Silvia Bomfim ressaltou a importância do equipamento como um estímulo à prática do parto natural e humanizado pelos profissionais da MEAC.
O Museu do Parto fica na recepção principal da MEAC, ao lado dos guichês de marcação de consultas. Ficou interessado em conhecer essa coletânea primorosa de memórias? Sua visita é muito bem-vinda. Confira os horários:
O agendamento de visitas guiadas pode ser feito pelo telefone 3366.8569.