Notícias
MODERNIZAÇÃO
Meac implementa ferramenta digital dos registros de transição do cuidado de enfermagem
A Maternidade Escola Assis Chateaubriand (Meac), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), deu um passo importante na modernização da assistência de enfermagem ao implantar, desde fevereiro de 2025, a informatização dos registros da transição do cuidado. A mudança substitui os livros físicos por formulários digitais e tem o objetivo de padronizar, registrar e comunicar informações essenciais entre as equipes enfermagem, a fim de melhorar a continuidade, a segurança e a eficiência do cuidado. Inicialmente, a implantação dessa ferramenta digital ocorreu na Clínica Cirúrgica Ginecológica e foi aderida por outras unidades assistenciais, como a Clínica Obstétrica, os Alojamentos Conjuntos 1 e 2, a Neonatologia do Centro Obstétrico e a Unidade de Imagem.
A informatização dos registros de enfermagem surgiu a partir de discussões na Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD). Segundo Cláudia Vidal, enfermeira responsável técnica da Clínica Cirúrgica Ginecológica e Obstétrica, “a informatização permite assegurar que os registros sejam feitos com precisão, promovendo a integridade das informações e reduzindo falhas de comunicação entre os profissionais de saúde”, explicou evidenciando que, especialmente no momento de transição do cuidado, durante a troca de plantão, as informações estejam claras e acessíveis às equipes que irão assumir o cuidado no próximo turno.
“Entre os benefícios mais evidentes estão a agilidade no acesso e no registro das informações, a rastreabilidade dos dados, a redução de retrabalho e a facilidade para auditorias e acompanhamento de indicadores de qualidade”, destacou Cláudia. Além disso, a informatização do processo traz impactos positivos também no aspecto ambiental. “Com a diminuição do consumo de papel e outros materiais físicos, a prática reforça o compromisso da Meac com a responsabilidade socioambiental”, acrescentou.
Como funciona o novo sistema
Essa informatização é feita na Plataforma Microsoft Teams onde estão organizadas pastas de “Transição de Cuidado” referentes ao cuidado de enfermagem de cada unidade assistencial. A cada 24 horas, este formulário é encerrado, salvo em PDF e arquivado em processo SEI para garantir a guarda segura de documentos institucionais.
Conforme Cláudia explicou, este método foi construído com base na técnica ISBAR, ferramenta de comunicação padronizada em saúde que visa garantir a transferência clara e segura de informações críticas, especialmente durante trocas de turno ou mudanças no estado do paciente. “Estamos promovendo uma transformação que melhora a qualidade da assistência, fortalece a segurança do paciente e contribui para a sustentabilidade institucional. É uma mudança que valoriza o cuidado de enfermagem e coloca a tecnologia a serviço da saúde”, concluiu Cláudia.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh