Notícias
ANIVERSÁRIO
MEAC completa 62 anos de atuação pioneira na saúde materno-infantil
No último sábado (13), a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), vinculada ao Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CHC-UFC/Ebserh), completou 62 anos de compromisso com a saúde pública. Ao longo dessa trajetória, a MEAC realizou serviços pioneiros e se destacou por sua abordagem humanizada na saúde da mulher, do bebê e da família e pela formação de profissionais comprometidos com cada gestação e nascimento, o que alçou a instituição ao posto de referência em saúde materno-infantil da região Nordeste.
O gerente de Atenção à Saúde da MEAC, Edson Lucena, explica que na maternidade todos, desde os colaboradores da área administrativa até os médicos, sempre tiveram a convicção de que cuidar bem vai muito além do domínio técnico: envolve também escuta qualificada, respeito, empatia e acolhimento. Em uma instituição que se especializou no atendimento materno-fetal de médio e alto risco, o gerente reconhece que a abordagem humanizada é ainda mais essencial.
“Lidamos diariamente com situações de grande vulnerabilidade emocional, medo e insegurança. A humanização permite que a gestante e sua família se sintam parte do cuidado, compreendam as decisões clínicas e construam, junto com a equipe, um ambiente de confiança. Evidências científicas mostram que esse modelo de atenção está associado a melhores desfechos maternos e perinatais, maior adesão ao tratamento e redução de intervenções desnecessárias, o que é fundamental em um hospital terciário”.
Além da assistência, Edson ressalta que a MEAC cumpre também um papel estratégico como maternidade-escola e hospital universitário. “Ao longo de mais de seis décadas, a MEAC consolidou-se como um espaço onde ensino, assistência e pesquisa caminham juntos, alinhados às melhores práticas nacionais e internacionais. Formar profissionais nesse ambiente contribui diretamente para a qualificação da rede de atenção materno-infantil, fortalecendo o SUS e impactando positivamente gerações de mães e bebês”.
Cuidado de excelência
Fundada em 1963, a MEAC se tornou pioneira em diferentes serviços. Em 2019, realizou a primeira cirurgia no Ceará com um bebê ainda no útero para correção da mielomeningocele, uma má formação na coluna vertebral. A maternidade também foi a primeira a criar um Ambulatório de Adolescente, em funcionamento desde 1987. Outra inovação foi a realização da cirurgia de neovagina com pele de tilápia em pacientes com síndrome de Rokitansky, condição de encurtamento ou inexistência do canal vaginal, em 2017.
Como reconhecimento pelos seus serviços, a instituição recebeu, em 2019, o “Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher”, que condecora ações de destaque para a promoção do acesso e da qualificação dos serviços de saúde da mulher.
Estrutura
Além da maternidade, a MEAC conta ainda com a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP), que acolhe mulheres e recém-nascidos que precisam continuar seus tratamentos, mas sem a necessidade de internação hospitalar. A instituição também possui um Banco de Leite Humano (BLH), que promove o aleitamento materno e realiza a coleta de leite humano para os bebês internados; e uma emergência, que funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Redação: Ana Ulhôa
Revisão: Luna Normand
Tags: aniversário, 62 anos, meac, ch-ufc, ebserh, sus, ceará
Legenda: Há 62 anos, a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand realiza atendimento materno-fetal de médio e alto risco no Ceará.