Notícias
EVENTO HISTÓRICO
I Simpósio de Enfermagem em Estomaterapia reúne 104 pessoas
Com a participação expressiva de 104 pessoas, o I Simpósio de Enfermagem em Estomaterapia do Hospital Universitário Walter Cantídio foi sucesso absoluto e marcou historicamente a participação da Estomaterapia na produção acadêmico-assistencial do hospital e do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC). Iniciativa do Serviço de Estomaterapia do HUWC, com apoio da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia da UFC, o simpósio trouxe palestrantes renomados e temas extremamente importantes para a prática assistencial.
A conferência de abertura sobre “A Estomaterapia através dos tempos no cenário cearense e a implantação dos serviços de Estomaterapia” foi com a Dra. Euridéa de Castro, um dos maiores nomes da Enfermagem em Estomaterapia do Ceará. Ela fez um passeio pela história da especialidade, contextualizando os participantes com marcos globais, nacionais e locais. Em seguida, a Dra. Beatriz Yamada, que veio de São Paulo especialmente para o evento, falou sobre higiene e hidratação da pele como estratégia de prevenção de lesões. Foi uma das palestras que mais recebeu contribuições da plateia, com perguntas e considerações.
À tarde, em painel conjunto, foi a vez de o Dr. Lusmar Veras Rodrigues, chefe do Serviço de Coloproctologia do hospital, falar sobre as principais complicações e agravos no pós-operatório de colo e ileostomia, e de a Dra. Yara Lanne Santiago, enfermeira estomaterapeuta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), contribuir com informações sobre a atuação da Estomaterapia frente a pessoa estomizada. Em seguida, a mesa-redonda sobre pé diabético apresentou a perspectiva de cuidado de uma equipe multidisciplinar com as falas da enfermeira Solange Gurgel, da fisioterapeuta Richelly Rocha, da nutricionista Alane Nogueira Bezerra e do endocrinologista Renan Montenegro Júnior.
Boa avaliação
Michelle Josino, enfermeira assistencial da Clínica 2B, disse que resolveu participar do simpósio porque prima pela atualização permanente de conhecimentos, ainda mais porque o tema central do evento faz parte da sua rotina de trabalho. “O simpósio foi excelente, muito bom mesmo, organizado e com o tema bem focado. O hospital deveria promover mais eventos desse tipo, pois é um momento de agregar conhecimento e trocar experiências, consequentemente, melhorando a assistência aos pacientes”, completou.
A última palestra da tarde foi do enfermeiro Paulo Giordane, que abordou a questão das fístulas enterocutâneas na Estomaterapia. No fim do evento, houve o lançamento do Protocolo de Prevenção de Lesões de Pele pela chefe do Serviço de Estomaterapia do HUWC, Alexandra Araújo. “Nossa avaliação é a mais positiva possível. Nesta primeira edição, fizemos um evento para o público interno, como forma de avaliar o interesse e a participação das pessoas. O sucesso foi absoluto! Se tudo correr bem, pensamos em ampliar para o público externo em 2017, inclusive recebemos muitos pedidos dessa natureza”, avalia Alexandra.
O I Simpósio de Enfermagem em Estomaterapia do Hospital Universitário Walter Cantídio ocorreu no dia 18 de novembro, no auditório do Departamento de Odontologia da UFC, e contou com o apoio de diversos parceiros: MR Hospitalar, Prontoserv, Real Hospitalar, Prohospital, Convatec, Sellene, Medical, Molynke e Quebec. Todo o leite doado pelos participantes nas inscrições foi entregue ao Lar Batista, instituição de Fortaleza sem fins lucrativos que abriga crianças de até 8 anos de idade para adoção.
Serviço:
Acesse aqui o Protocolo de Prevenção de Lesões de Pele.
Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)
Unidade de Comunicação Social
Hospital Universitário Walter Cantídio
Complexo Hospitalar da UFC
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
comunicacao.huwc@ebserh.gov.br | 9 9265.5460