Notícias
DIAGNÓSTICO
HUWC realizou mutirão para reduzir fila de espera da elastografia hepática
HUWC realiza o exame de elastografia hepática em formato de mutirão desde agosto de 2023
Fortaleza (CE) – No sábado (15), o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu um mutirão de exames de imagem para reduzir a fila de espera pelo exame de elastografia hepática. 17 pacientes, que já aguardavam o fluxo, compareceram a essa ação que, desde agosto de 2023 vem realizando mutirões uma vez por mês com 20 vagas.
Conforme destacou o chefe da Unidade de Gastroenterologia, Miguel Ângelo Souza, este é um exame não invasivo e muito especializado para avaliar o grau de comprometimento do fígado acometido por doença metabólicas, virais ou alcoólica. “A partir de um equipamento de ultrassonografia habilitado para esse tipo de imagem, o profissional consegue avaliar o tecido do fígado, substituindo, em muitas ocasiões, a biópsia”, explicou. O HUWC conta com dois aparelhos para esse exame, adquiridos com recursos de pesquisas coordenadas por Miguel Ângelo.
O responsável por realizar este exame desde o início da oferta no HUWC, em 2014, e a capacitar outros profissionais do Hospital é o professor da UFC Jesus Irajacy. “Nosso Serviço foi um dos primeiros a realizar esse exame no Ceará”, destacou o especialista. Segundo explicou, a elastografia é capaz de analisar a morfologia das estruturas abdominais e, especialmente, o grau de rigidez do fígado, observando, a partir dos estímulos de ondas e sua velocidade de propagação (quanto mais rápida, maior o grau de rigidez), os quatro graus de verificação da fibrose (condição de cicatrização do tecido, tornando-o rígido): inexistente (F0), leve (F1), moderada (F2), acentuada (F3) e a cirrose (F4). “É um exame de grande utilidade e amplo espectro de atendimento, prestando assistência diagnóstica de fibrose hepática em pacientes com gordura no fígado (esteatose), com hepatopatia por álcool, com hepatites B e C, hepatites autoimunes, com sobrecarga de ferro no sangue (hemocromatose), com alterações metabólicas de lipídios, entre outras condições que possam afetar o fígado”.
Os mutirões acontecem em colaboração entre o HUWC e a UFC, o que também incluem as Ligas de Gastroenterologia e de Radiologia da Universidade com estudantes de graduação. Também os órgãos de financiamento de pesquisa, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcape), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, coordenado pelo Prof. Armênio Santos. Além da ação em formato de mutirão, este exame é ofertado regularmente nas quintas-feiras, agendados previamente em pacientes internados, atendidos em ambulatórios do HUWC ou aqueles encaminhados pela regulação.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh