Notícias
DIA NACIONAL DO GLAUCOMA
HUWC oferece tratamento especializado para glaucoma desde quadros mais simples a casos cirúrgicos
Maior causa de cegueira evitável em todo o mundo, o glaucoma será o foco de uma mobilização nacional no domingo, 26. Trata-se do Dia Nacional de Combate ao Glaucoma que expõe a necessidade de conscientizar a população a respeito de uma das doenças oculares mais comuns. No Sistema Único de Saúde (SUS) é possível contar com o suporte de médicos e ter acesso a medicamentos, exames e procedimentos de diagnóstico e tratamento. No Brasil, há estimativa de que a doença atinja cerca de 900 mil pessoas.
O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), que integra o Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC) e vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) oferece suporte ao paciente com glaucoma em todas as suas etapas, desde o diagnóstico precoce até o tratamento cirúrgico de casos complexos e ainda fazendo parte do programa nacional de dispensação de medicações para portadores de glaucoma crônico. O HUWC realiza em média 800 atendimentos oftalmológicos, dos quais 150 deles são de glaucoma
O glaucoma em sua forma mais comum é uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas e, portanto, a única forma de prevençao é atraves de uma consulta regular com o médico oftalmologista. “O médico poderá detectar os sinais da doença ainda em sua fase inicial e assim prevenir dano progressivo ao nervo optico e consequente perda da visão. Em geral como a prevalencia da doença aumenta com a idade, a busca ativa de casos de glaucoma deverá se iniciar aos 40 anos e se manter com exame anual pelo médico oftalmologista. Em algumas situaçoes, esse rastreio de glaucoma poderá iniciar mais cedo como nos glaucomas juvenis, afima o oftalmologista do HUWC, Jailton Vieira.
Características e tratamento
Doença crônica que leva a atrofia do nervo óptico, ou seja, a estrutura responsável por permitir ao cérebro reconhecer as formas e cores captadas, o glaucoma é uma doença progressiva, se não tratada adequadamente, não sendo possível a reversão das perdas.
Um dos principais fatores de risco associado ao desenvolvimento do glaucoma é o aumento da pressão intraocular. O histórico da doença na família, ser negro, ter idade acima de 40 anos e presença de miopia em graus altos são alguns outros fatores. É uma doença que deve ser diagnosticada precocemente, segundo especialistas, uma vez que quanto mais cedo for detectada e os cuidados forem introduzidos, maiores as chances de mantê-la sob controle. Por isso, é recomendado que os pacientes façam visitas regulares aos oftalmologistas. Além disso, ao realizarem exames preventivos, os pacientes ajudam a prevenir outras doenças assintomáticas.
“O tratamento do glaucoma pode ser feito com uso de colírios específicos que controlam a pressao intraocular na grande maioria dos casos mas também através de procedimentos cirúrgicos ou com uso de laser para casos refratários ou selecionados. A doença não tem cura, mas o tratamento pode retardar ou evitar a perda progressiva da visão”, disse Jailton Vieira.
Serviço
O HUWC recebe pacientes majoritariamente da rede municipal mas também da rede estadual, principalmente pacientes de outros municipios fora de Fortaleza. Se um paciente quer avaliar se tem glaucoma deverá procurar o posto de saúde que atende ao seu domicílio para que entre no sistema de regulaçao da Secretaria Municipal de Fortaleza onde será, então, encaminhado inicialmente para uma avaliaçao oftalmológica geral e sequencialmente para avaliaçao de glaucoma nos casos que se façam necessários.
Caso o paciente não resida em Fortaleza, poderá ser encaminhado através de ficha de contrareferência a partir de sua cidade de origem. O HUWC não possui unidade de emergência em oftalmologia e portanto não recebe paciente diretamente sem uma regulação prévia.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2017. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
24/05/2024