Notícias
CONQUISTA
HUWC chega a mil transplantes de medula óssea
A última sexta-feira, dia 16 de janeiro de 2026, tornou-se um dia histórico para o Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC): o milésimo procedimento foi realizado! O CH-UFC é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O paciente foi Antônio Bezerra, de 38 anos, diagnosticado com leucemia em janeiro de 2021. Seu tratamento envolveu sessões de quimioterapia e, agora, o tão sonhado TMO. “Para mim, esse transplante de medula óssea significa um novo recomeço, uma nova oportunidade de viver. Fico muito grato a Deus pela oportunidade de seguir minha vida e a toda equipe aqui do Hospital”, afirmou. Antônio passou pelo transplante autólogo, quando o próprio paciente é o doador das células-tronco hematopoiéticas (células com capacidade de renovação e de se diferenciarem em outros tipos de células do sangue).
Para o chefe da Unidade de Hematologia e Hemoterapia do HUWC, Fernando Barroso, esse momento consolida todo o trabalho realizado desde setembro de 2008, quando o Serviço iniciou suas atividades. “As conquistas ao longo destes 18 anos do TMO foram permeadas por muita dedicação de todo nosso time, que é formado por uma equipe multidisciplinar comprometida. Abraçamos essa causa como um propósito para nossas vidas e a de todos aqueles que precisam de nosso cuidado. Que possamos continuar firmes nessa missão de salvar vidas!”.
Os transplantes de medula óssea do HUWC são realizados em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), responsável pela coleta das células sanguíneas, da medula óssea e das transfusões.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh