Notícias
TECNOLOGIA EM SAÚDE
HUWC adquire dois equipamentos de ultrassom portátil para avaliações à beira-leito
O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), adquiriu dois equipamentos de ultrassom portátil para uso clínico: os chamados Point-of-Care Ultrasound (POCUS). Os novos aparelhos, disponíveis desde o dia 16 de abril, permitem a realização de exames ultrassonográficos rápidos, seguros e diretamente à beira do leito. Cada um deles custou quase R$ 117 mil, com aquisição financiada por recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com a gerente de Atenção à Saúde do HUWC, Magda Moura, o uso do ultrassom portátil traz impactos importantes na assistência, inclusive para a redução do período de internação. “Este equipamento possibilita diagnósticos rápidos de intercorrências que podem ser emergências, sem precisar deslocar o paciente para o Setor de Radiologia. Com essa aquisição, pretendemos reduzir e otimizar o tempo de internação do paciente nas enfermarias e na UTI, sempre promovendo uma alta segura”.
A enfermeira Karine Silva, responsável técnica da Clínica Médica 2B, sinalizou que os aparelhos estão sendo utilizado nos atendimentos assistenciais das Clínicas Médicas (1, 2A e 2B), Pediatria e o Setor de Transplante de Medula Óssea (TMO). A tecnologia amplia a autonomia das equipes de saúde e reduz riscos em procedimentos invasivos. Entre suas aplicações mais frequentes, estão: a avaliação de acesso venoso difícil; a identificação de derrames pleurais, pericárdicos e ascites; a avaliação da bexiga, vias urinárias e função cardíaca básica; e o monitoramento em casos de instabilidade hemodinâmica.
Já foram realizados três treinamentos voltados para médicos e um para enfermeiros, e novos cursos serão programados para os profissionais interessados em se aprofundar no uso do método.
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo
Coordenadoria de Comunicação Social/Ebserh