Notícias
SETEMBRO AMARELO
Hospital Universitário Walter Cantídio lança programação online no mês de prevenção ao suicídio
2020
Referência na prevenção ao suicídio em Fortaleza, o Hospital Universitário Walter Cantídio se adequou à realidade de pandemia de covid-19 e lançou uma programação online para falar sobre o tema em mais um setembro amarelo, mês dedicado às discussões em torno deste que já é considerado um problema de saúde pública mundial.
Curso online sobre prevenção ao suicídio
Para evitar aglomerações, o Programa de Apoio à Vida (Pravida), iniciativa de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Ceará realizada no Hospital Universitário Walter Cantídio voltada à prevenção do suicídio, está oferecendo um curso online e gratuito (carga horária de 40 horas), com diversas atividades relacionadas ao tema de prevenção ao suicídio realizadas por especialistas de diversas áreas. As inscrições e a programação completa do curso estão disponíveis aqui.
Palestra online
No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, das 11h às 12h, a Unidade de Desenvolvimento de Pessoas dos Hospitais Universitários da UFC realizará palestra online com o tema “Setembro Amarelo: Pandemia e Depressão” para servidores da UFC, empregados da Ebserh, terceirizados, residentes e internos lotados no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC).
O palestrante será Fábio Gomes de Matos e Souza, médico psiquiatra do HUWC, professor da UFC e coordenador do Pravida. A palestra será transmitida pelo software corporativo Microsoft Teams.
Vídeos com foco na prevenção
O projeto Conectados – de cuidados com a saúde mental do colaborador do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh na pandemia de covid-19 – está divulgando uma série de vídeos com especialistas, como psiquiatras e psicólogos, sobre prevenção ao suicídio, também como parte da programação do Setembro Amarelo no HUWC e na MEAC. Para conferir, basta acessar as mídias sociais do Complexo Hospitalar (@complexohospitalardaufc).
O suicídio no mundo, no Brasil e no Ceará
Estima-se que, anualmente, mais de 800 mil pessoas morram por suicídio e, a cada adulto que se suicida, ao menos outros 20 atentem contra a própria vida. Dados apontam um suicídio a cada 40 segundos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio representa 1,4% de todas as mortes no mundo, tornando-se, em 2012, a 15ª causa de mortalidade na população geral e a segunda entre os jovens de 15 a 29 anos.
No Brasil, os números também são impressionantes. No período de 2011 a 2015, foram registrados 55.649 óbitos por suicídio com uma taxa geral de 5,5/100 mil habitantes. No Ceará, o número de suicídios cresceu nos últimos anos, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade publicados pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Em 2015, no Estado, ocorreram 563 suicídios e, em 2018, 649 casos.
O Pravida
Com atuação no Hospital Universitário Walter Cantídio, o Programa de Apoio à Vida (Pravida) é uma iniciativa de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC) voltada à prevenção do suicídio, composto por alunos e supervisores dos cursos de Medicina, Psicologia, Serviço Social e Enfermagem.
Na prevenção primária, o Pravida atua com disseminação de informações o ano inteiro por meio de cursos, capacitações de equipes em Fortaleza e no interior e entrevistas à mídia. Na prevenção secundária, procura, juntamente com os postos de saúde e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), a identificação precoce e o tratamento apropriado para aqueles que estão pensando em cometer suicídio. Já na prevenção terciária, recebe, no Hospital Universitário Walter Cantídio, pessoas que tentaram o suicídio.
Sobre a Ebserh
O Hospital Universitário Walter Cantídio, do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde novembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Os hospitais universitários são, por sua natureza educacional, campos de formação de profissionais de saúde. A Rede Hospitalar Ebserh não é responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país, apenas atua de forma complementar ao SUS.
Jornalista responsável: Ludmila Wanbergna (MTB 1809 CE)
Unidade de Comunicação Social
Hospital Universitário Walter Cantídio
Complexo Hospitalar da UFC
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
comunicacao.huwc@ebserh.gov.br | 9 9265.5460