Notícias
APOIO
Acompanhante masculino agora pode permanecer as 24 horas do dia na MEAC
Mais um grande avanço na assistência humanizada às usuárias da Maternidade Escola Assis Chateaubriand (MEAC) já pode ser comemorado. É que a partir do dia 10 de agosto, na semana de comemoração do dia dos pais, a instituição oficializou em reunião com representantes do Ministério da Saúde (MS), a presença do acompanhante masculino diuturnamente. “Sempre nos inquietou restringir-nos aos direitos legais. A presença do companheiro tem grandes benefícios terapêuticos para a mulher internada, além de fortalecer o vínculo com o filho, no caso dos partos”, explica a chefe da Unidade de Atenção Psicossocial da MEAC, Cristina Ferreira.
Mas esse não foi um processo do dia para a noite. A inovação exigiu adaptações culturais e físicas na Maternidade. Especialmente nos alojamentos conjuntos, alguns com até 8 leitos, onde mães e bebês ficam internados. “Tivemos que acordar de forma colegiada as regras para esses acompanhantes masculinos, de forma a preservar a privacidade e o repouso das pacientes”, explica Cristina. Entre essas regras, está a exigência de que todos eles aguardem no corredor enquanto alguma paciente da mesma enfermaria estiver sendo examinada, por exemplo.
O pedreiro Antonio Alexandre Santos foi um dos primeiros acompanhantes a pernoitarem na enfermaria. Ele ficou ao lado da esposa, Ana Carolina dos Santos, que teve pré-eclâmpsia no nascimento da filha Maria Safira. Para a paciente, um grande apoio, já que o acesso livre dele à Unidade Neonatal permite que ela tenha notícias da pequena a todo momento. “Ele me acalma, me ajuda com a neném, vai pegando laço com a criança, né? A presença dele é importante demais pra mim, ele é meu tudo”, diz. Alexandre também ficou muito satisfeito com a novidade: “Estou aqui pra ajudar a ela, aos enfermeiros… e pra cuidar ainda mais dela de da minha filha”, completou.
Conheça o Guia de Orientações ao Acompanhante e ao Visitante da MEAC clicando aqui.