Notícias
SAÚDE MENTAL
Ações educativas do HUWC conscientizaram sobre transtornos alimentares
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização dos Transtornos Alimentares, celebrado em 2 de junho, o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (CH-UFC), por meio do Centro de Tratamento de Transtornos Alimentares (CETRATA), promoveu atividades educativas nos dias 3 e 5 deste mês. A iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso à informação, desmistificar conceitos e reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde mental.
No dia 3, a ação ocorreu no hall do HUWC, com a distribuição de materiais educativos e a realização de dinâmicas com o público. Já no dia 5, uma equipe composta por extensionistas de nutrição e psicologia do projeto esteve no Colégio Imaculada Conceição, onde conduziu uma roda de conversa com estudantes do 8º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.
O psiquiatra Fábio Gomes, coordenador do CETRATA, destacou que o centro atua há mais de duas décadas no atendimento especializado a pessoas com transtornos alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno de compulsão alimentar. Além disso, conta também com um Ambulatório para o cuidado de pessoas com obesidade. “Este Programa teve início em 1999, portanto já tem 26 anos e teve a oportunidade de atender mais de mil pessoas com essas patologias. É extremamente importante divulgar que os transtornos alimentares têm tratamento eficazes e é extremamente importante a colaboração é da família com equipe interdisciplinar”, pontuou Fábio.
A nutricionista Cristiana Capistrano, também integrante do CETRATA, avaliou positivamente as ações. Segundo ela, os momentos foram importantes para aproximar o tema da população e desfazer mitos que ainda cercam esses quadros clínicos. “Conversamos com diversas pessoas, trazendo informações relevantes e acessíveis sobre o tema”, relatou.
Atualmente, o CETRATA recebe pacientes por encaminhamento do SUS ou por demanda espontânea, com acesso inicial via WhatsApp. Após triagem e confirmação diagnóstica, o atendimento é feito por uma equipe multidisciplinar, com profissionais e estudantes das áreas de saúde mental e nutrição. O acompanhamento é ajustado conforme a necessidade de cada paciente, podendo ser semanal, quinzenal ou mensal.
Saiba mais sobre o CETRATA:
O CETRATA possui dois serviços especializados, com atendimentos nas terças-feiras: o Ambulatório de Transtornos Alimentares (ATA), das 8h às 11h, para os casos de anorexia, bulimia, compulsão alimentar e Transtorno Alimentar Restritivo/Evitativo (TARE); e o Centro de Tratamento de Obesidade (CTO), das 13h às 16h.
Contatos:
Centrata ATA: (85) 3366-8149
Cetrata CTO: (85) 99681-9524
Sobre a Ebserh
O CH-UFC faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Por Marília Rêgo