Notícias
SUS
1º Mutirão da Ebserh movimenta Complexo Hospitalar da UFC
O dia 30 de novembro representou o início da mudança de vida para 2.767 pessoas que foram atendidas no 1º Mutirão Nacional da Rede Ebserh. Os 39 hospitais universitários federais filiados realizaram 3.552 atendimentos a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de 22 Estados e do Distrito Federal. Em algumas localidades, o mutirão se estendeu até sexta (2). O Hospital Universitário Walter Cantídio e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand participaram com cirurgias e exames, respectivamente.
HUWC
A camareira Andréa Florentino da Silva, de 37 anos, foi uma das beneficiadas do mutirão no Ceará. Ela sofria com problemas respiratórios há 10 anos por conta de um desvio de septo nasal. “Meu marido, às vezes, precisava me acordar à noite para eu poder respirar melhor”. Andréa foi um dos pacientes submetidos à septoplastia (correção cirúrgica do desvio de septo nasal).
De acordo com o Dr. André Alencar Araripe Nunes, chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Walter Cantídio, foram realizados 12 procedimentos cirúrgicos, sendo oito adenoamigdalectomias (cirurgias para remoção das amígdalas e das adenoides) e quatro septoplastias. “Ou seja, em apenas um dia fizemos o equivalente a uma semana de cirurgias desses dois tipos aqui no Hospital Universitário Walter Cantídio”, compara o especialista.
Dr. André explica que esses tipos de procedimentos cirúrgicos são indicados para pacientes que sofrem com infecções respiratórias constantes e/ou apresentam obstrução nasal importante. “Por exemplo, todas as adenoamigdalectomias que fizemos foram em pacientes de até 12 anos de idade. Meninos e meninas com distúrbios do sono, dificuldade de respirar e histórico de internações hospitalares. As cirurgias realizadas no mutirão, portanto, vão proporcionar melhor qualidade de vida a essas pessoas”, avalia.
MEAC
A Maternidade-Escola respondeu por 11,4% dos atendimentos do mutirão nacional ao realizar ultrassonografia (US) em 228 mulheres. Sete equipes com 30 profissionais realizaram US mamárias, ginecológicas pélvicas, transvaginais e obstétricas, que auxiliaram no diagnóstico de nódulos mamários, endometriose profunda e malformações fetais, por exemplo.
“Os atendimentos realizados durante o mutirão serviram para ajudar usuárias do SUS que já tinham pedidos de exames e aguardavam na rede pública de saúde por um agendamento, além de pacientes da nossa Emergência e internadas nas enfermarias, UTIs e salas de parto que tinham essa solicitação. Foi tudo muito organizado, sem tumulto. Uma experiência verdadeiramente exitosa. Torço para que novas edições acontecem”, espera Maria José Carneiro, chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem e Métodos Gráficos da MEAC.
Relevância
Na abertura do evento, o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Kleber Morais, destacou a importância da mobilização dos hospitais universitários em busca do sucesso dos atendimentos e da melhoria do sistema público de saúde. “O mutirão mostra a relevância da rede Ebserh para o SUS e para a população brasileira. É nosso papel oferecer atendimento a quem precisa e também ensino de qualidade”, analisou.
Também presente na solenidade que marcou o início do mutirão, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, reforçou a parceria do órgão com a Ebserh. “Ações como essa são de extrema importância para a sociedade e essa iniciativa conta, certamente, com o apoio do Ministério. Que venham outros mutirões nacionais”, concluiu. Além dos gestores da sede da estatal, administradores de todos os hospitais da Rede Ebserh acompanharam, por videoconferência, a fala do ministro.
Balanço
Dos hospitais que contaram com atividades, 21 realizaram cirurgias. Já para procedimentos ambulatoriais como exames, diagnósticos e ações educacionais preventivas, 31 instituições disponibilizaram colaboradores. Ao todo, estiveram envolvidos mais de 7 mil profissionais, entre médicos, enfermeiros e técnicos da área de saúde. Em todo o Brasil, foram realizadas 655 cirurgias, 876 consultas e 2.000 exames.
Abaixo, você confere os vídeos institucionais do mutirão:
Mutirão Nacional HUWC – Clique aqui!
Mutirão Nacional MEAC – Clique aqui!
Confira também, matérias feitas pela imprensa do Ceará sobre o mutirão:
Dois hospitais da UFC participam de mutirão de exames e cirurgias no CE
Mutirão Nacional vai agregar 39 hospitais universitários de cinco regiões.
No Ceará serão realizados 300 exames e 12 cirurgias em um único dia.
G1 Ceará – 28/11/2016 –
Clique aqui!
Hospitais da UFC participam de mutirão de exames e cirurgias
Serão realizadas cirurgias de otorrinolaringologia e exames ultrassonográficos para cerca de 300 usuários do SUS
Portal CNEWS – 28/11/2016 –
Clique aqui!
Mais de três mil pessoas serão atendidas em mutirão nacional
No Ceará, o Complexo Hospitalar da UFC realizará cirurgias de otorrinolaringologia e exames de ultrassonografia para cerca de 300 usuários do SUS que já estão na fila de espera por atendimento.
Diário do Nordeste – Cidade – 28/11/2016 –
Clique aqui!
Dois hospitais da UFC participam de mutirão de exames e cirurgias no CE
Mutirão Nacional vai agregar 39 hospitais universitários de cinco regiões. No Ceará serão realizados 300 exames e 12 cirurgias em um único dia.
Rádio Evangelho – 28/11/2016 –
Clique aqui!
Dois hospitais da UFC participam de mutirão de exames e cirurgias no CE
Globo.com
Site Debulhador – 29/11/2016 –
Clique aqui!
Complexo Hospitalar da UFC realiza mutirão para pacientes do SUS nesta quarta-feira (30)
Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, composto pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), irá realizar, nesta quarta-feira (30), cirurgias de Otorrinolaringologia e exames ultrassonográficos para cerca de 300 usuários do SUS que estão na fila de espera.
Site da UFC – 29/11/2016 –
Clique aqui!
Mais notícias de Cidade: Mutirão: ação agiliza atendimento médico
Diário do Nordeste – Cidade – 29/11/2016 –
Clique aqui!
Complexo Hospitalar da UFC participa de mutirão do SUS
O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), unidades do Complexo Hospitalar da UFC geridas pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participam esta semana do I Mutirão Nacional de Cirurgias e Exames.
Rádio Universitária – Jornal da Universitária – 29/11/2016 –
Clique aqui!
Dois hospitais da UFC participam de mutirão de exames e cirurgias no CE
Os dois hospitais da Universidade Federal do Ceará (UFC) – Hospital Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), os dois em – participarão, nesta quarta-feira (30), do I Mutirão Nacional da Rede Ebserh para atender pacientes com a realização de cirurgias e exames.
Jornal Floripa – 29/11/2016 –
Clique aqui!
Hospital Walter Cantídio e Maternidade Escola realizam mutirão de cirurgias e exames
Rádio Shalom – Nota – 29/11/2016 –
Clique aqui!
Hospital Walter Cantídio e Maternidade Escola realizam mutirão de cirurgias e exames
Rádio Dom Bosco – Informativo Dom Bosco – 30/11/2016 –
Clique aqui!
Hospital Walter Cantídio e Maternidade Escola realizam mutirão de cirurgias e exames
Verdes Mares –Bom Dia Ceará – 30/11/2016 –
Clique aqui!
Mutirão realizará exames e cirurgias em 300 pacientes
O Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará/Ebserh, composto pelo Hospital Walter Cantídio (HUWC) e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), participará do I Mutirão Nacional da Rede Ebserh.
O Estado – 30/11/2016 –
Clique aqui!
Hospital Walter Cantídio e Maternidade Escola realizam mutirão de cirurgias e exames
Rádio Verdes Mares – Programa Show da Madrugada – 30/11/2016 –
Clique aqui!
Hospital Walter Cantídio e Maternidade Escola realizam mutirão de cirurgias e exames
NordesTV – Jornal Nordestv Notícias – 30/11/2016 –
Clique aqui!
Hospitais da UFC realizam de mutirão de exames e cirurgias
TV Cidade – Jornal da Cidade – 30/11/2016 –
Clique aqui!
Hospitais universitários fazem mutirões de cirurgias e exames
A ação ocorreu no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac) durante o 1º Mutirão Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
O Povo – Cotidiano – 30/12/2016 –
Clique aqui!
I Mutirão Nacional da Ebserh realiza atendimentos gratuitos em Fortaleza
TV Ceará – Jornal da TVC – 30/11/2016 –
Clique aqui!