Notícias
COOPERAÇÃO
UFMS e Humap renovam parcerias com a Prefeitura de Campo Grande
UFMS e Humap renovam parcerias com Prefeitura de Campo Grande
Na última sexta-feira (1º/04), a vice-reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Ítavo, e o superintendente do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), Cláudio César da Silva, participaram de evento realizado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande e Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) para apresentação do balanço das ações de saúde e do planejamento de ações para os próximos dois anos. Durante a cerimônia foram assinados convênios e termos de cooperação entre a UFMS, o Humap-UFMS/Ebserh e a Sesau.
“Com essa assinatura reafirmamos a disponibilidade de cenários de práticas para nossos estudantes da área de saúde e, também, com todo conhecimento e expertise dos nossos professores e técnicos oferecemos à Sesau, como contrapartida, a capacitação dos profissionais de saúde e servidores. É a Universidade trabalhando a formação dos nossos jovens e contribuindo para a qualificação dos servidores da área de saúde de Campo Grande”, enfatiza a vice-reitora.
O prefeito Marcos Trad Filho, em seu discurso, agradeceu aos profissionais, estudantes e residentes em saúde que atuam nas unidades de atendimento. Muitos deles estavam presentes no evento. “No dia que vocês receberam o diploma, aquele ato protocolar de discurso, de juramento, até pode ter sido levado pelo tempo, mas se enraizou no coração daqueles que, realmente, tem a vocação de cuidar das pessoas. É isso que vocês fizeram. A nós cabe, apenas, dar mais condições a vocês”.
“O primeiro marco desta gestão foi o desenvolvimento e a qualificação profissional por meio dos vários programas de residência multiprofissional e em psiquiatria. Também possuímos o maior e mais qualificado campo de extensão do Estado, com 72 unidades de Atenção Primária, dez Unidades de Pronto Atendimento, credenciamento de mais de R$ 330 milhões por ano com hospitais. Essa parceria fortalece essa relação e dá qualidade à formação. Quem ganha com isso é a população de Campo Grande e, também, do Estado”, reforça o secretário municipal de saúde de Campo Grande, José Mauro Filho.
O superintendente do Humap lembrou dos benefícios trazidos pela consolidação dos projetos em parceria com a Prefeitura. “Hoje tivemos a consolidação dos nossos serviços pioneiros no Estado de apoio e controle ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). Temos o primeiro serviço de atendimento de urgência e emergência ao paciente com AVC em Mato Grosso do Sul, que foi iniciado de maneira provisória, com estudo piloto, e, atualmente, já está habilitado pelo Ministério da Saúde, atendendo mais de 250 pessoas que foram salvas dentro deste protocolo de ação”.
Outro serviço oferecido pelo Humap-UFMS/Ebserh beneficiado pelo protocolo assinado nesta data é o de Radioterapia, que já está em funcionamento com toda infraestrutura inaugurada. Há mais de dez anos esse serviço estava paralisado. O Humap conseguiu instalar um acelerador moderno que possui como diferencial proporcionar um tratamento com maior conforto aos pacientes. “Tudo isso nos deixa felizes, pois impulsiona a qualidade do nosso ensino. Somos um hospital universitário e nosso papel é a formação de profissionais das áreas de saúde. Impulsionando também nossas residências médicas e aumentando a oferta de profissionais mais qualificados para o mercado”, completa Cláudio.
Também estiveram presentes o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMS, Albert Schiaveto, e a diretora de Inclusão e Integração Estudantil, Luciana Contrera. “Estamos renovando o Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coaps) entre a Sesau, a UFMS e várias instituições de ensino superior. O contrato abrange todos os cursos de graduação das áreas de saúde da UFMS e, por meio dele, fazemos um plano de trabalho, no qual os estudantes saem para a rede municipal para desenvolvimento de atividades tanto práticas como de estágio e oferecemos em contrapartida cursos de capacitação para a Sesau e seus servidores”, explica Luciana. De acordo com a diretora o contrato foi firmado em 2017 e renovado por mais cinco anos. Os Coaps foram publicados em conjunto pelo Ministério da Saúde e Educação, e regulam a entrada de estudantes de graduação e pós-graduação na Sesau.
“Durante esse período foram beneficiados centenas de estudantes das áreas de saúde da Universidade. Para os servidores da Sesau são oferecidos cursos de qualificação e capacitação nas mais variadas áreas, ou seja, é uma parceria que possibilita desenvolvimento de várias atividades de ensino, pesquisa e também extensão”, finaliza o pró-reitor.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.
Fotos: Leandro Benites/Vanessa Amin/ Agecom/UFMS