Notícias
CONQUISTA
Portaria efetiva jornada de 30 horas para enfermagem
Os profissionais de enfermagem conseguiram nesta quinta-feira (15/02) uma grande conquista, após longos anos de luta: efetivação da jornada de 30 horas semanais.
A Portaria Normativa nº 070/2018, que dispõe sobre a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em Enfermagem do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS), foi assinada pelo reitor da UFMS, Marcelo Turine.
Anna Charbel, chefe da Divisão de Enfermagem do HUMAP-UFMS, lembra que a luta pelas 30 horas se arrastava por oito anos. “Enfrentamos grandes dificuldades para que houvesse entendimento nessa questão”.
Apesar dos obstáculos, a equipe de enfermagem do HUMAP-UFMS não desistiu da luta e logo no início da nova gestão da UFMS levou à Administração Central a demanda das 30 horas.
A conquista veio após um longo trabalho desenvolvido por vários meses, comenta a vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo. “Ouvimos as lideranças, os grupos envolvidos, conversamos com o jurídico da universidade, para elaborar uma avaliação coerente sobre a situação, de modo que a portaria reflita as condições da unidade para a implantação da jornada flexível”.
A portaria assegura, portanto, a nova condição de trabalho de 30 horas para toda a equipe de enfermagem. Na avaliação da enfermeira Massaco Satomi, o documento reconhece a luta dos servidores da área. “É uma enorme conquista para a Enfermagem do HUMAP-UFMS. É uma conquista coletiva, nossa”.
O superintendente do HUMAP-UFMS, Cláudio César da Silva, destaca que o esforço conjunto foi decisivo para garantir a conquista. “Temos um compromisso em melhorar o ambiente de trabalho, um compromisso com os servidores e lutamos para que isso se tornasse realidade“.
Após a assinatura, o reitor da UFMS fez questão de agradecer o empenho de todos. “Tenho muito orgulho de assinar esta portaria. Esse é um momento histórico, um compromisso da gestão com a equipe da enfermagem, tudo em prol da isonomia, da valorização dos servidores”.