Notícias
RECONHECIMENTO
Pesquisadores do CeTroGen ganham prêmios em Congresso
Os pesquisadores do CeTroGen (Centro de Estudos em Células-Tronco, Terapia Celular e Genética Toxicológica) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP-UFMS) têm motivos de sobra para comemorar. No último final de semana (07, 08 e 09 de abril), os pós-graduandos Edwin José Torres de Oliveira e Raíssa Borges Ishikawa, que desenvolvem pesquisas no CeTroGen, foram premiados no 17º Workshop de Genética do Programa de Pós-Graduação em Genética da Unesp, em Botucatu, interior de São Paulo.
Edwin, pós-graduando em genética e biologia molecular pela UEL (Universidade Estadual de Londrina) ficou com o 1º lugar na categoria Melhor Trabalho de Pós-Graduação, com o trabalho “Desenvolvimento de um Diagnóstico Molecular para o vírus Chikungunya por PCR Real Time”, que teve por objetivo a padronização de um exame para o diagnóstico do vírus Chikungunya pela técnica molecular de PCR em tempo real.
“Não tínhamos no Estado de Mato Grosso do Sul um exame para diagnóstico molecular do vírus Chikungunya, e é justamente essa a técnica mais eficiente no diagnóstico. Então era preciso encaminhar amostras de sangue para laboratórios fora do Estado, ou seja, o resultado demorava e todo esse processo acabava sendo mais caro”, explica Edwin.
A pesquisa científica de Edwin foi desenvolvida em uma parceria do CeTroGen com o laboratório de genética molecular do Instituto de Perícia Científica de Mato Grosso do Sul e o Dr. Gúbio Soares Campos, virologista pesquisador na Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Já Raíssa, pós-graduanda em farmácia pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) levou o prêmio principal na categoria Melhor Imagem Científica, com a foto “Ensaio de Teratogênese - Análise Esquelética de feto de camundongo Swiss”, que pode ajudar a identificar malformações ósseas nos fetos de fêmeas submetidas ao uso de uma planta, um composto ou até mesmo um produto estudado, determinando sua segurança ou não para o uso durante o período de gestação.
“Os fetos passam pelo processo de diafanização (tornar os tecidos transparentes) e depois recebem um corante chamado Alizarina Red (corante que se liga apenas com o cálcio – presente nas estruturas ósseas) para proporcionar a análise esquelética”, esclarece Raíssa.
Os pós-graduandos foram premiados entre mais de 60 trabalhos científicos.
CeTroGen
O CeTroGen (Centro de Estudos em Células-Tronco, Terapia Celular e Genética Toxicológica) atua em tem 3 linhas de pesquisa: cultivo e aplicação de células-tronco, desenvolvimento de produtos para prevenção e tratamento de câncer e testes de segurança de produtos alimentícios e medicamentos. Tem como Coordenadora Clínica a Dra Andréia Antoniolli, Superintendente do HUMAP, e Coordenador Técnico o Dr. Rodrigo Juliano Oliveira.