Notícias
CAMPANHA
Humap recebe mutirão de combate ao câncer de pele
O câncer da pele é o tipo de tumor mais incidente na população - cerca de 25% dos cânceres do corpo humano são de pele, pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove todo ano uma campanha nacional com o objetivo de conscientizar e orientar a população para a prevenção e tratamento, além de detectar novos casos e tratá-los.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), aderiu a campanha e neste ano realizou mais de 900 atendimentos, entre eles 140 criocirurgias, 80 biópsias e 50 cirurgias de retirada de câncer de pele. A ação que foi realizada, das 9h às 15 horas do último sábado (7), no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), contou com aproximadamente 70 profissionais, entre eles dermatologistas, residentes, acadêmicos de enfermagem e enfermeiros do Humap, além de acadêmicos de Medicina da Uniderp e da Universidade Federal de MS.
Para a organizadora da Campanha, Maria Graça Spengler, "ações como estas são de extrema importância para a população, pois visam levar informação, fomentar a prevenção, sabemos que a prevenção é o melhor tratamento, além disso, temos como objetivo fazer o diagnostico precoce". Graça ressalta, ainda, que a campanha, realizada todos os anos nacionalmente é a maior do mundo.
A paciente, Ivone Papini, moradora da área rural de Campo Grande, ouvir falar da ação pela televisão e veio juntamente com seu esposo para a campanha e demonstrou-se satisfeita com o atendimento recebido. "Essas ações são excelentes, muitas pessoas precisam do atendimento e não podem pagar, outras precisam esperar pelo Sistema Único de Saúde (SUS), um evento como este desafoga o SUS", declarou Ivone.
De acordo com a Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia de Mato Grosso do Sul (SBD/MS), Rubenilda dos Santos Barbosa, a maioria dos casos de câncer de pele podem ser evitados com medidas simples de proteção solar. "Infelizmente, os brasileiros estão longe de se proteger adequadamente e isso contribui para elevar a incidência da doença", disse. Rubenilda ressalta, ainda, que o filtro solar deve ser usado mesmo em dias frios e nublados e o produto precisa ser reaplicado a cada quatro horas. "Em período de maior exposição, o produto deve ser aplicado à cada duas horas",explicou.
Com informações da SBD-MS