Notícias
21/11 - DIA DA HOMEOPATIA
Homeopatia atende 30 pacientes por semana
Basta apresentar o cartão do SUS para agendar uma consulta no Ambulatório de Homeopatia
Ansiedade, estresse, insônia, alergia, doenças psicossomáticas, asma, fibromialgia... são muitos os problemas de saúde que podem ser tratados com medicamentos homeopáticos. E muitos pacientes buscam tratamento homeopático! Tanto que o Ambulatório de Homeopatia do Hospital Universitário Maria Aparecida, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) atende, por semana, 30 pacientes, em média.
Na primeira consulta o médico homeopata pede ao paciente que responda um questionário e conversa com o paciente para conhecer o histórico de vida, os aspectos emocionais, doenças, traumas, entre outros. Tudo para poder traçar um perfil do paciente e adequar o tratamento.
“Precisamos caracterizar emocionalmente o paciente, verificar os sintomas físicos e emocionais, para receitar o melhor medicamento, a potência do remédio e a frequência de uso”, explica o médico homeopata Joaquim Longo.
Após a primeira consulta o paciente recebe a receita médica para adquirir o medicamento, que não é fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No entanto, para pacientes em situação de vulnerabilidade social, os médicos do Ambulatório de Homeopatia conseguem o medicamento graças a uma parceria com a Cássia Farmácia de Manipulação, para atender demandas sociais.
“Na sequência vamos fazendo o acompanhamento do paciente para verificar os efeitos do medicamento. Porque o remédio homeopático é para ser usado quando o paciente tem sintomas da doença, e não continuamente”, afirma o Dr Joaquim Longo.
A Ambulatório de Homeopatia atende pacientes do SUS, universitários, residentes e também funcionários do Humap-UFMS. Funciona às quartas-feiras, das 13h30 às 17h, e às sextas-feiras, das 14h às 18h, junto ao Ambulatório da Clínica Médica. É preciso apresentar o cartão do SUS.
Residência
O Ambulatório de Homeopatia do Humap-UFMS também conta com um programa de residência médica, que oferece duas vagas. Alunos do 5º ano do curso de medicina também fazem estágio para a disciplina de Saúde Coletiva e para a disciplina optativa de Introdução à Homeopatia.
Atendem no Ambulatório de Homeopatia os médicos Ana Amália da Silva Oliveira, Joaquim Longo e Luiz Darci Siqueira, e a residente Daiana Arduini Janegitz Marques.