Notícias
RECONHECIMENTO
Um a cada quatro elogios a profissionais de saúde no Brasil em 2022 foi para o Humap
No ano de 2022, foram registrados 5.751 elogios na Plataforma Fala.BR, destinados às 265 Unidades Federais. Dos 5.751 elogios recebidos, 1.631 foram direcionados aos profissionais do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), o que corresponde a 28,36% das manifestações de agradecimento aos profissionais da saúde em todo território nacional. Ou seja, um a cada quatro elogios a profissionais de saúde no Brasil foi feito a colaboradores do Humap.
Assim, em 2022, o Humap foi a instituição do Governo Federal mais elogiada do país dentre 265 instituições. As informações constam no Painel Resolveu? - da Controladoria Geral da União (CGU) - que pode ser acessado por meio do link a seguir: Painel Resolveu?
Conforme mostram os dados da plataforma Fala.BR, também da Controladoria-Geral da União (CGU), é o quarto ano consecutivo que o Humap se destaca no ranking, sendo que em 2021 e 2022 ficou em 1º lugar.
Ainda de acordo com informações da CGU, no ano de 2022 o quantitativo de elogios foi superior ao de reclamações, o que pode ser observado também nos anos anteriores, ou seja, a satisfação dos usuários dos serviços no Humap-UFMS vem numa escala crescente, mesmo diante de todos os desafios encontrados.
"Esse primeiro lugar no ranking de elogios reflete o trabalho de excelência que é ofertado por nossos colaboradores aos usuários dos serviços do Humap, tanto nos ambulatórios quanto nas enfermarias e nas áreas administrativas, que atuam para dar suporte à assistência e cuidados de qualidade. É um reconhecimento muito importante, pois, mesmo diante de tantos desafios que enfrentamos em nosso dia a dia, conseguimos oferecer aos nossos pacientes um atendimento humanizado, focado na segurança do paciente e executado por profissionais altamente qualificados. Essa satisfação foi traduzida em elogios, o que é muito motivador para nós, profissionais da saúde pública", avalia a ouvidora do Humap, Karulina Borges Tonioli.
Rede Ebserh
Em 2022, a Rede Ebserh/MEC registrou mais da metade dos elogios relativos às 316 instituições do Executivo Federal, de acordo com os registros apurados na plataforma Fala.Br, da Controladoria-Geral da União (CGU). É o quarto ano consecutivo que a Rede Ebserh/MEC é destaque nesse quesito de qualidade da CGU. Dos 12.777 elogios apurados no ano passado, 6.634 foram direcionadas a alguma unidade vinculada, o que corresponde a 51,92% do total e quase 2 mil elogios a mais do que no ano anterior.
Dos 316 órgãos do Governo Federal registrados no sistema da CGU, 235 foram elogiados, incluindo todas as unidades da Rede Ebserh, como salienta o ouvidor-geral da estatal, Diego Rezende. “Esse destaque no recebimento de elogios, já pelo quarto ano consecutivo, aponta que estamos realizando um trabalho de excelência, pois cada vez mais o cidadão tem expressado o seu reconhecimento em relação à qualidade dos serviços oferecidos nos hospitais que compõem a Rede Ebserh”.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.