Notícias
BOAS PRÁTICAS
Ouvidoria participa de Encontro Nacional de HUFs
Diego Rezende, chefe da Ouvidoria do Humap (centro), apresenta palestra do Encontro
A Ouvidoria do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), participou do VI Encontro Anual da Rede Nacional de Ouvidores dos Hospitais Universitários Federais (RNOHUF) com a palestra “Boas práticas em Ouvidoria: Construção do Dashboard e sua aplicabilidade como instrumento de gestão”.
Realizado virtualmente entre os dias 24 e 26 de novembro de 2020, por meio do Microsoft Teams, o evento reuniu os ouvidores e as equipes de Ouvidoria da Rede Ebserh e teve por objetivo a troca de experiências, realização de estudos de casos e proposição de melhorias das ações realizadas pelas Ouvidorias, aprimorando os mecanismos de gestão da rede.
“A atuação em rede traz fortalecimento às Ouvidorias dos hospitais universitários federais administrados pela Ebserh, sendo uma oportunidade de ampliar as discussões, mantendo nossa prática em sintonia com o que se discute e pratica em todo o país, especialmente nos hospitais universitários”, explica o chefe da Ouvidoria do Humap, Diego Rezende.
A abertura foi realizada pelo vice-presidente da Ebserh, Eduardo Vieira, e pela ouvidora-geral da Ebserh, Savana Dantas. Na sequência aconteceu a palestra “A LGPD, encarregado de dados e Ouvidoria: desafios e perspectivas”, apresentada pelo chefe de gabinete da Ouvidoria-Geral da União, Marcos Gerhardt Lindenmayer. No segundo dia foi apresentado o balanço da Ouvidoria-Geral da Ebserh e técnicas de tratamento de demandas.
No terceiro dia foram destacadas boas práticas em Ouvidoria: “Transparência Ativa e o Plano de Dados Abertos” pela ouvidora Leila Leal Leite do HU-UFPI e “Construção do Dashboard e sua aplicabilidade como instrumento de gestão” – pelos ouvidores Diego Rezende (Humap-UFMS) e Sérgio Braz da Silva (HC-UFG), com mediação de Abílio Neto, assistente administrativo da Ouvidoria-Geral da Rede Ebserh.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.