Notícias
TRANSPARÊNCIA
Humap é um dos premiados em evento da Rede Ebserh
Reconhecimento concedido pela Presidência da Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), foi premiado na webconferência Ebserh Conecta, realizada na última sexta-feira (18/12), com o troféu Iniciativa de Valor.
O evento online reuniu profissionais de todo o país, dos 40 hospitais universitários federais, vinculados à Ebserh.
Trata-se de um reconhecimento concedido pela Presidência da Ebserh, de maneira discricionária, aos hospitais da Rede por ações que se destacaram pelo alinhamento com os valores organizacionais da Ebserh, como transparência, sustentabilidade, valorização, humanização, trabalho em rede ou impactos na sociedade, caracterizando-se por sua singularidade, espontaneidade ou reconhecimento público, estimulando-se a adoção de tais iniciativas por outras unidades.
O Humap-UFMS se destacou pela Transparência nas Ações e Relações Institucionais por meio da Ouvidoria.
“O resultado demonstra a relevância do incentivo ao cidadão para que participe na avaliação dos serviços, buscando a excelência na sua prestação, com potencial para agregar valor à missão da organização, garantindo o atingimento de seus objetivos estratégicos”, afirma o chefe da Ouvidoria do Humap-UFMS, Diego Rezende.
A Ouvidoria do Humap-UFMS concorreu com a Boa Prática “A importância dos elogios na experiência do Hospital Universitário da UFMS”. O projeto é voltado para o incentivo ao registro de elogios e posterior monitoramento de seus desdobramentos no âmbito de um hospital universitário, contando constantemente com o apoio e suporte da Superintendência do hospital e da Ouvidoria-Geral (instância máxima da ouvidoria no âmbito da Ebserh).
“É com muita satisfação que vemos o hospital colher esse fruto. O papel de protagonismo da Ouvidoria do Humap-UFMS é um impulso importante para que as outras Ouvidorias da Rede possam replicar ações como essas, por meio do compartilhamento das experiências. Ações dessa natureza foram responsáveis por fazer com que a Rede Ebserh, em 2019, tenha recebido mais da metade de todos os elogios registrados no âmbito do Poder Executivo Federal", ressalta a Ouvidora-Geral da Ebserh, Savana Dantas.
“A vitória do Humap nesse concurso representa o reconhecimento pelo excelente trabalho que nossa equipe realizou nos últimos anos, na busca de melhorias do nosso atendimento por meio da opinião dos nossos usuários e dos nossos colaboradores, alunos e residentes. É muito importante ouvirmos o que as pessoas têm a dizer para que possamos continuar evoluindo”, frisa o superintendente do Humap-UFMS, Cláudio César da Silva.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.