Notícias
RECONHECIMENTO
Hotelaria lidera elogios no 4º trimestre de 2022
Em 2022, o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) foi a instituição do Governo Federal mais elogiada do país dentre as instituições do Poder Executivo Federal. As informações constam no Painel Resolveu? - da Controladoria Geral da União (CGU) - que pode ser acessado por meio do link Painel Resolveu?
Nesse período foram registradas 1.631 manifestações de agradecimento aos profissionais da saúde e aos serviços prestados no Humap-UFMS. Os registros foram direcionados a diversas categorias profissionais que atuam no hospital: profissionais que atuam na assistência, nos setores administrativos e/ou nas áreas médicas.
No quarto trimestre de 2022 foram registrados 1.052 elogios, ou seja, 64,50% dos elogios recebidos via Ouvidoria no ano de 2022 foram registrados nos meses de outubro, novembro e dezembro. Desse total, 263 foram direcionados aos colaboradores que estão sob a gestão do Setor de Hotelaria Hospitalar, que compreende os funcionários das empresas terceirizadas Orbenk Administração e Serviço Ltda e Araúna Serviços Especializados Ltda. Em segundo lugar ficou a Unidade de Regulação Assistencial, com 218 registros de agradecimento. O terceiro lugar foi ocupado pela Unidade de Especialidades Clínicas, com 111 elogios recebidos.
Ainda no quarto trimestre de 2022, em 25 de novembro, foi lançada a campanha de elogios intitulada "Já elogiou alguém hoje?", com intuito de fomentar a prática de reconhecimento e enaltecimento às boas práticas dos colaboradores no exercício de suas atribuições, assim como ao bom atendimento e bons serviços prestados. Nesse período de 36 dias foram recebidas 994 ouvidorias positivas, que equivale a 60,94% dos elogios recebidos durante todo o ano de 2022.
"Esse reconhecimento é muito importante para todos nós, colaboradores do Humap-UFMS, pois saber que nosso trabalho fez e faz a diferença nas vidas das pessoas é muito gratificante. Sempre dizemos aqui na Ouvidoria que todos profissionais gostam de receber elogios, pois, saber que por meio do nosso trabalho conseguimos melhorar a qualidade de vida de alguém, mudar positivamente algum aspecto de sua realidade é o que nos motiva a seguir cada vez mais aprimorando nossas atividades, nossos atendimentos e quem mais ganha com isso são os nossos pacientes, são as pessoas que necessitam dos nossos serviços", pontuou a ouvidora do Humap-UFMS, Karulina Borges da Silva Tonioli.
Na última sexta-feira (10/03), foram entregues chocolates às colaboradoras lotadas no Setor de Hotelaria Hospitalar, que foi o setor mais elogiado no quarto trimestre de 2022.
Buscas ativas
Foram realizadas buscas ativas nas enfermarias, ambulatórios e recepções do Humap, entrevistando pacientes, familiares e acompanhantes sobre os atendimentos recebidos e a qualidade dos serviços prestados. No momento das entrevistas e mediante autorização dos usuários, eram feitos os registros dos elogios. Outro modo de busca ativa foi realizado por meio de ligação telefônica para os pacientes que participaram do “Mutirão de Dermatologia”, que aconteceu no dia 19/11/2022. Os pacientes que atenderam e/ou retornaram as ligações elogiaram bastante a ação promovida pelo Ambulatório de Dermatologia, o atendimento recebido e autorizaram os registros dos elogios.
Essas ações só foram possíveis graças à parceria firmada com a Gerência de Ensino e Pesquisa, que por meio do Setor de Gestão do Ensino e suas unidades, disponibilizaram acadêmicos de graduação da UFMS para realizarem as buscas ativas.
Com essas buscas ativas (in loco e via telefone), realizadas pelos estagiários da UFMS, de 25/11 a 31/12/22, foram registrados 212 elogios, o que equivale a 20,15% dos agradecimentos recebidos via ouvidoria no quarto trimestre de 2022.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.