Notícias
CONHECIMENTO
Residentes de anestesia do Humap expõe trabalho na JAM
A Jornada Acadêmica de Medicina (JAM) é um evento voltado para acadêmicos da área de saúde e ocorre anualmente na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) desde 1991. Em 2022, a JAM chega à sua vigésima oitava edição, reforçando seu caráter tradicional diante da comunidade acadêmica e sua excelência enquanto Jornada. O evento é organizado há 31 anos pelo Centro Acadêmico de Medicina Günter Hans, com total reconhecimento e apoio da Faculdade de Medicina Dr. Hélio Mandetta (FAMED), e sob a orientação de um profissional docente e colaboração de profissionais de saúde da UFMS. Crescimento constante, qualidade de conteúdo e satisfação de todos os envolvidos têm sido nossas principais metas. Tudo isso alinhado ao interesse de crescimento de empresas locais e nacionais, às quais são oferecidas parcerias e oportunidades de criação de uma rede de integração com os estudantes e demais profissionais da área da saúde.
Neste ano, a 28ª JAM aconteceu nos dias 20 a 23 de outubro. Por meio de palestras, apresentação de trabalhos científicos e minicursos, visa abordar temas relevantes e de interesse dos alunos, com o intuito de fortalecer o processo de aprendizagem e contribuir para a formação dos profissionais de saúde.
Três residentes de anestesia do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à Rede Ebserh apresentaram um trabalho em forma de banner como tema: “Vantagens da anestesia com duplo bloqueio axial frente ao bloqueio simples para cirurgia de Nefrolitotomia Percutânea”.
A proposta desenvolvida sob a orientação do médico Antônio Rodrigues de Pontes Neto, foi enviada para a comissão organizadora do evento que aprovou o tema.
“O evento da jornada acadêmica foi muito interessante, além de estimular a produção científica e a troca de conhecimentos, também prepara para eventos de sociedades das especialidades. Foi muito bom fazer parte do projeto”, explica Mariana Farias da Rocha, uma das autoras do trabalho.
Rede Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.