Notícias
RECONHECIMENTO
Humap-UFMS recebe Diploma de Honra ao Mérito por atuação no Programa de Formação em Saúde Brasil-Angola
A homenagem, entregue no dia 29 de abril de 2025, em Brasília, destaca a contribuição do hospital para a formação de especialistas angolanos, fortalecendo os laços de amizade e cooperação entre os dois países.
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh) recebeu o Diploma de Honra ao Mérito pelo Governo da República Federativa do Brasil e pelo Governo da República de Angola, em reconhecimento à sua participação no Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola.
A homenagem, entregue no dia 29 de abril de 2025, em Brasília, destaca a contribuição do hospital para a formação de especialistas angolanos, fortalecendo os laços de amizade e cooperação entre os dois países. O programa é fruto de um acordo bilateral firmado no fim de 2023 e coordenado pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), com vigência de cinco anos e previsão de formação de pelo menos 38 mil profissionais da saúde de Angola nas modalidades fellow, mestrado, doutorado e MBA.
No âmbito da Rede Ebserh, o Humap-UFMS tem recebido exclusivamente fellows, profissionais de saúde vinculados ao Ministério da Saúde de Angola, que realizam suas atividades formativas no hospital. A participação da instituição começou ainda em 2024, conforme relata o gerente de Ensino e Pesquisa do Humap, Oleci Frota: “O Humap participou desde a primeira oferta, lá no ano de 2024, quando nós recebemos duas angolanas para fazer fellow junto ao Programa de Residência Multiprofissional em Atenção ao Paciente Crítico. Foram duas enfermeiras, que ingressaram conosco em meados de abril de 2024, e estão se desenvolvendo normalmente, assim como qualquer outro residente do programa. Elas receberam autorização do Conselho Federal de Enfermagem para exercer suas atividades temporárias, com a finalidade única e exclusivamente de formação.”
O gerente acrescenta que, em 2025, o hospital ampliou sua participação no programa, ofertando novas vagas nos programas de Residência Multiprofissional e de Residência Médica.
“Tenho conversado periodicamente com os coordenadores desses programas, e eles relatam bom desempenho dos fellows, boa interação com a equipe multiprofissional e muito comprometimento. Há um grande interesse em adquirir uma formação sólida e que possa contribuir com o fortalecimento da saúde em seu país de origem.”
Segundo os supervisores, os fellows têm demonstrado desempenho equivalente ao dos residentes brasileiros, participando ativamente de seminários, estudos de caso, atividades práticas e congressos nacionais. O engajamento e comprometimento dos profissionais refletem o sucesso da cooperação internacional.
O Humap-UFMS integra as 25 unidades da Rede Ebserh que, juntas, já ofertaram mais de 3 mil vagas no programa, contribuindo de forma decisiva para o fortalecimento dos sistemas de saúde de Brasil e Angola.
Sobre a Ebserh
O Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh é responsável pela administração de 45 hospitais universitários federais. Essas unidades prestam atendimento 100% pelo SUS e atuam também como espaços de formação profissional, pesquisa científica e inovação em saúde.