Notícias
ACOLHIMENTO
Cerimônia marca a abertura das atividades dos programas de residência do Humap
Cerimônia de Abertura
Os novos residentes do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap/UFMS/Ebserh) foram recebidos com uma cerimônia para o início do semestre, nesta quarta-feira, 2. Os recém-aprovados no processo seletivo dos programas de residência da UFMS passarão por uma semana de apresentação, para conhecerem o ambiente onde trabalharão nos próximos anos.
A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Macedo, afirma que a Universidade tem cerca de 300 residentes. Além de parabenizá-los pela aprovação, ela reforça a dedicação necessária nesta nova etapa. “Ser residente é uma escolha e muitas horas serão dedicadas a este trabalho. Desejo sucesso e reconhecimento a todos vocês”.
A gerente de ensino e pesquisa do Humap, Ana Rita Barbieri, afirma que os residentes passarão por uma semana de orientações sobre ética, conduta, com simulações e cadastro nos sistemas da instituição. “Assim, eles vão conhecer o hospital onde vão trabalhar durante dois, três anos. É uma alegria enorme! É muito importante que esse evento aconteça para que eles consigam se sentir recebidos e compreender a dinâmica do hospital”, comenta.
Nesta etapa da formação, eles aprenderão na prática e sairão do programa formados na especialidade que escolheram para suas carreiras. “A população precisa confiar nessa assistência que eles vão prestar, por isso nos preocupamos tanto com a qualidade da formação aqui no Hospital Universitário”, frisa a gerente.
A vice-reitora da UFMS, Camila Ítavo, esteve presente e explica que a abertura do ano letivo trata-se de uma atividade de boas-vindas. “Foi um processo seletivo bastante concorrido, em programas de residência médica, uni e multiprofissional. Falamos (na cerimônia) sobre o Hospital, a Universidade, o que esperar, quais apoios nós temos, onde queremos chegar e mostrando o ensino de qualidade, baseado em serviço, ensino e saúde”.
Durante a solenidade, a vice-reitora ressaltou aos novos residentes a importância do Hospital que, além de atender a população sul-mato-grossense, forma novos profissionais. “A cada paciente que vocês atenderem, eles não verão somente vocês, mas verão a UFMS e o Humap. É uma responsabilidade grande e confiamos em vocês”, disse aos presentes durante abertura, no Auditório do Laboratório de Análises Clínicas (LAC).
Mahara Barbosa é uma das novas residentes do Humap e conta que essa é a primeira etapa de um sonho. “Neste ano que se inicia, espero conhecimento, quero melhorar sempre. A UFMS sempre foi uma universidade de respeito, eu sempre quis vir para cá”.
Também nesta quarta, 2, a Universidade recebeu os certificados de entrega de novos equipamentos: o colposcópio e o endoscópio urológico rígido.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.