Notícias
CONHECIMENTO
Humap realiza workshop para elaboração de notas técnicas de revisão rápida e Parecer Técnico-Científico
Nos dias 21 e 22 de novembro aconteceu no auditório da Superintendência do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) o workshop para elaboração de notas técnicas de revisão rápida (NTRR) e Parecer Técnico-Cientifico (PTC) para o Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (NATS), ministrado pelo farmacêutico Ruberlei Godinho de Oliveira do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM).
Participaram do Workshop colaboradores do Humap-UFMS/Ebserh que atuam nas seguintes áreas: Nats, Comissão de Farmácia e Terapêutica , Comissão de Padronização, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e Gestão da qualidade Humap/UFMS. A capacitação foi organizada pelo Nats Humap-UFMS/Ebserh, ligado à Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) que também convidou o facilitador do workshop, utilizando os recursos do PAR.
Para a Gerente de Ensino e Pesquisa do Humap, Profª Ana Rita Barbieri, atividades como esta são uma grande oportunidade: “além de enriquecer os conhecimentos, também é um momento de troca de experiências e ideias que contribuem grandemente com o ensino, a pesquisa e consequentemente, com a assistência.”
“Os treinamentos para as equipes multidiciplinares dos NATS são de suma importância para o aprimoramento e realização de uma Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS) completa, que constitui desde o levantamento das evidências até a avaliação econômica para incorporação ou não de uma determinada Tecnologia em Saúde. Nesse contexto, nos treinamentos, são enfatizados aos integrantes dos NATS as inúmeras ferramentas, desde a busca nas bases dados, seleção dos estudos, extração de dados e análise da qualidade metodológica, bem como a avaliação do impacto orçamentário (AIO) por softwares recomendados e atualizados para essas etapas. Sendo assim, a equipe do NATS se mantem atualizada para emissão de Pareceres Técnicos Científicos, Notas Técnicas de Revisão Rápidas, bem como podem integrar a Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em Saúde (Rebrats) e outras instituições parceiras para trabalho em conjunto na Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para otimização da utilização dos recursos públicos por meio da análise do custo-efetividade das tecnologias em saúde”, concluiu Ruberlei.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.