Notícias
CAPACITAÇÃO
Humap e UFMS promovem teleconferência sobre psiquiatria
Na última sexta-feira (23/07), aconteceu o SIG-Psiquiatria com o tema: " Evasão hospitalar em pacientes com SIDA e Covid-19: negacionismo ou transtorno pisquiátrico?". Os SIGS são os grupos de interesses especiais mantida pela RUTE (Rede Universitária de Telemedicina) em que todos os hospitais universitários participam.
O Humap-UFMS/Ebserh está credenciado em diversos outras áreas como pediatria, dermatologia, bucomaxilofacial, urgência e emergência, pesquisa em saúde, avaliação em tecnologia, neonatologia, nefrologia. O objetivo é promover a troca de experiências e de conhecimento científico, entre diferentes profissionais de diversos centros. Além de nacionais, existem SIG´S internacionais de convênio com os Estado Unidos. Canadá, África, por exemplo.
O estudo de caso on line foi conduzido pela Dra. Danusa Céspede Guizzo (preceptora) e a residente em psiquiatria, Beatriz Simas Silva e promovido pela Faculdade de Medicina da UFMS e Residência em Psiquiatria do Humap-UFMS/Ebserh.
“É com grande prazer que retornamos a participar do SIG (Special Interest Groups) da Rede Universitária de Telemedicina, após a interrupção das atividades no ano passado, pela Pandemia de Covid- 19. A apresentação de caso Clínico foi elaborada sob nossa supervisão, pela médica residente de Psiquiatria do HUMAP Beatriz Simas Silva, com a colaboração dos acadêmicos de Medicina da FAMED - UFMS , Maryelle Silva Rodrigues de Sá, Gabrielle Molina Pinto e Vinicius Eduardo Molina. Foi discutido um caso Clínico que tratou da Evasão hospitalar em um paciente com SIDA e Covid-19, abordando a relação do Negacionismo com Transtornos Psiquiátricos. A escolha do caso foi realizada pela atualidade e relevância do tema, diante da situação complexa que acontece em nosso país, em que estamos presenciando a divulgação de fake news e teorias da conspiração que comprometem a saúde da população, tanto na prevenção como no tratamento da infecção pelo vírus COVID-19”, explica da Dra. Danusa.
São realizadas capacitações mensais de diferentes áreas, são centenas de SIGS atualmente.
"A participação dos residentes e preceptores do Humap nestes eventos, além de divulgar nacionalmente o nome do hospital, proporciona a troca de experiência com outras realidades, o que sem dúvida enriquece a prática clínica e o melhor atendimento aos pacientes”, ressalta Amador Alves Bonifácio Neto, chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividades de Pós-Graduação do Humap-UFMS/Ebserh.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.