Notícias
TECNOLOGIA
Humap e UFMS desenvolvem aplicativo “Biblioteca para pacientes”
A pandemia do Coronavírus evidenciou a relevância da informação através das novas tecnologias da informação para suprir necessidades dos pacientes. Dentro deste cenário surgiu a ideia de desenvolver uma biblioteca para esse público que fica internado no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh).
A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), através da Unidade de e-Saúde, está desenvolvendo, em parceria com o Núcleo de Práticas em Engenharia de Software da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Facom/UFMS) o aplicativo “Biblioteca para pacientes - Humap Pocket Library”.
O aplicativo tem o objetivo de promover a educação em saúde, entretenimento e o conhecimento dos trabalhos científicos realizados no âmbito do Hospital.
No dia 15 de agosto foi realizada a primeira reunião, para a construção do software. Participam do projeto os proponentes a chefe da Unidade de e-Saúde, Pricila Lima dos Santos, o técnico em informática Rafael Cavalcante do Nascimento, a coordenadora do projeto, Profª Maria Istela Cagnin Machado, e os alunos de engenharia de software Eduardo Dias Giacomini, Filipe Ferreira Falco, João Vitor Martins Reis, Murilo Henrique, Muniz Mamede e Rodolfo Miguel Alves dos Santos.
“É um aplicativo inédito, pois o paciente vai poder ler livros para o seu lazer, se empoderar através de vídeos com informações de saúde para autocuidado, ter conhecimento de um campo pouco explorado que é o conhecimento dos trabalhos e pesquisas realizados dentro do hospital, entre outros”, explica a chefe da Unidade de e-Saúde, Pricila Lima dos Santos.
Diversos benefícios podem ser citados no consumo desse aplicativo, como democratização da informação científica e de lazer, incentivo à leitura, diminuição do estresse no tratamento do paciente, estímulo à criatividade e motivação, melhoraria da comunicação e interação com a equipe médica, redução de riscos de infecção, amenização do sofrimento do paciente, redução de custos com acervo e acessos 24 horas.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.