Notícias
COLABORAÇÃO
Humap dá capacitação de Covid para equipes de UPAs
Raquel Tauro, Mayara Bontempo Ferraz e Rodrigo Ré Poppi ministraram as aulas
No final de março profissionais do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), realizaram uma capacitação em manejo de pacientes com Covid-19 para treinar equipes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e de hospitais do interior do estado.
Para isso, médica, enfermeira e fisioterapeuta gravaram uma webaula, que foi disponibilizada no Telessaúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
Aproximadamente 200 profissionais acessaram a webaula, que abordou temas como introdução ao manejo de pacientes com Covid, importância da classificação de risco, paramentação (precaução por gotículas e precaução em procedimentos geradores de aerossóis), monitoração e cuidados gerais, intubação de sequência rápida, posicionamento Prona, ressuscitação cardiopulmonar, cuidados pós-PCR e desparamentação.
As aulas foram ministradas pela médica chefe do Pronto Atendimento Médico (PAM) do Humap, Dra Raquel Tauro, pela enfermeira do PAM Mayara Bontempo Ferraz, e pelo fisioterapeuta da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias (UniDIP), Rodrigo Ré Poppi. Também participaram a coordenadora de Redes de Atenção à Saúde da SES, Melissa Macedo; e a gerente técnica da Rede de Urgência e Emergência da SES, Angélica Congro.
De acordo com a gerente de Ensino e Pesquisa, Ana Rita Barbieri, o Humap tem como principal missão o ensino e, por isso, não pode se eximir de colaborar com a sociedade. Com a pandemia, há pacientes graves em unidades de saúde e hospitais em todo o estado que precisam de cuidados intensivos e procedimentos mais complexos.
“Com essa capacitação realizada pelos profissionais do Humap, com apoio da Unidade de E-saúde da GEP foi possível aperfeiçoar mais de 190 profissionais em conteúdos como intubação de sequência rápida, posicionamento do paciente em posição prona e supina dentre outros assuntos fundamentais para o atendimento aos pacientes graves vítimas do COVID. O encontro online foi bastante produtivo e houve oportunidade de esclarecer dúvidas, reafirmar algumas orientações que são fundamentais para fazer os procedimentos de forma segura para o paciente e para o profissional. Desta forma o Humap colabora na formação de profissionais com excelência e contribui para a sociedade como um todo”.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.