Notícias
APRIMORAMENTO
E-Saúde realiza o III Curso de Ventilação Mecânica
A Unidade de E-saúde do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh), iniciou no último dia 23 o III Curso de Ventilação Mecânica”, de forma híbrida, com aulas presenciais e aulas Ead, na plataforma AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).
Estão participando do curso 25 médicos residentes (Residência da Cirurgia Geral, Residência da Clínica Médica, Residência de Família e da Comunidade, Residência da Infectologia e Residência da Neurologia), cinco fisioterapeutas residentes (Residência Multiprofissional em Saúde - Atenção ao Paciente Crítico) e quatro profissionais do Humap (médico e fisioterapeutas).
“O conhecimento das técnicas de suporte ventilatório mecânico é fundamental para o tratamento do paciente criticamente enfermo. A aquisição dos conhecimentos necessários nem sempre é de fácil obtenção. O curso é importante pois vai atualizar e capacitar médicos e fisioterapeutas em assistência ventilatória invasiva e não invasiva oferecidas aos pacientes gravemente enfermos internados nas Unidade de Atendimento ao Paciente Crítico do Humap”, explica o coordenador e idealizador do curso, Dr Jean Charles Monteiro Salgado.
É também coordenador do curso o fisioterapeuta Mario Eduardo Monteiro Dias. São facilitadores do curso os fisioterapeutas Mario Eduardo Monteiro Dias, Alessandra Fernandes Druzian e Tobias Natan Zuffo, os médicos Jean Charles Monteiro Salgado, Deusdete Martins Noronha Junior e Fabio Sartori Schwerz.
A carga horária é de 20 horas de aulas presenciais e online na plataforma AVA do Humap.
Os certificados serão emitidos pela Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), sob a responsabilidade do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) do Humap.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.