Notícias
RECONHECIMENTO
Anvisa classifica Humap como Alta Conformidade em Práticas de Segurança do Paciente
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), foi classificado como de Alta Conformidade na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente, em 2021, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O processo de avaliação das práticas de segurança do paciente faz parte das ações anuais sanitárias previstas no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, publicado em 2015, e atualizado em 2021, pela Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES), da Anvisa.
A avaliação é realizada anualmente, com adesão voluntária, e configura uma importante ferramenta para a promoção da cultura de segurança e enfatiza as ações de gestão de riscos, o aprimoramento da qualidade e a aplicação das boas práticas em serviços de saúde, pois possibilita o diagnóstico das práticas de segurança do paciente, permitindo às instituições de saúde identificar o resultado das ações realizadas em prol da segurança do paciente, assim como as oportunidades de aprimoramento nos processos de trabalho.
São avaliados 21 indicadores de estrutura e processos para que as instituições de saúde sejam classificadas nos níveis: Conformidade Alta, Conformidade Média e Conformidade Baixa, onde são considerados os critérios de estrutura e processo, gestão de riscos, monitoramento à cultura de segurança, aprimoramento da qualidade e aplicação das boas práticas em serviços de saúde. Segundo os indicadores, os hospitais são classificados em três grupos: conformidade alta (67% - 100%), conformidade média (34% - 66%), conformidade baixa (0% -33%), em relação às práticas de segurança do paciente.
“Estamos felizes com resultado do relatório da Anvisa, como um dos hospitais em alta conformidade na avaliação nacional das práticas de segurança do paciente, pois reflete o resultado de uma longa caminhada das equipes que compõem o Setor de Vigilância em Saúde: o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP,) a Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) e a Epidemiologia, juntamente com as equipes assistenciais, que fazem o processo acontecer. Estamos trabalhando muito em prol da segurança do paciente, principalmente atuando na prevenção de incidentes durante a assistência aos pacientes. É uma construção diária, com prevenção durante o cuidado, registros, busca ativa, monitoramento e implementação de melhorias das ações, quando necessário. A segurança do paciente está pautada nas seis metas internacionais e na legislação nacional. No Humap, o primeiro passo da construção desse processo foi um POP de identificação do paciente, e hoje, temos cinco protocolos aprovados e implementados. O sexto protocolo (comunicação efetiva) está em construção compartilhada com vários setores e unidades. Estar em alta conformidade na avaliação da Anvisa consolida o trabalho do Setor de Vigilância em Saúde, com o apoio das gerências e superintendência, e nos incentiva no seguimento da prevenção de incidentes e qualidade da assistência, juntamente com as equipes assistenciais”, comemora a chefe do Setor de Vigilância em Saúde, Angelita Fernandes Druzian.
Para o superintendente do hospital, Prof. Dr. Cláudio César da Silva é uma grande alegria para a comunidade do Humap-UFMS ter esse reconhecimento como um dos hospitais que atende as conformidades legais em relação à segurança do paciente. “Um tema tão delicado e tão importante para as organizações hospitalares. Parabenizo a nossa equipe de gestão, ao Setor de Vigilância em Saúde, ao Núcleo de Segurança do Paciente e a todos que estão empenhando esforços em desenvolver protocolos, em melhorar os fluxos e diminuir todo e qualquer risco ao nosso paciente. Parabéns!”
Para mais informações, acesse os links:
Treinamentos dos protocolos do Humap-UFMS no AVA:
https://forms.gle/fxVBPr9RSq61GPB88,
Protocolos de segurança do paciente na WIKI:
http://wiki.nhu.ufms.br/paginas/view/116-setor-de-vigilancia-em-saude
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.