Notícias
RECONHECIMENTO
Menina emociona profissionais do Hospital Dia com homenagem
Há quatro meses Francisca Márcia do Nascimento, moradora de Corguinho, notou um ferimento no dedo polegar da mão direita. Achou que era um espinho de limoeiro. Mas a ferida não cicatrizava e foi piorando. Ela procurou atendimento em uma Unidade de Saúde de Rochedo e com um médico particular, que receitaram antibióticos, mas não resolveram o problema.
Até que no dia 22 de novembro ela foi encaminhada ao Hospital Dia, do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh). A primeira consulta foi com o infectologista Maurício Pompilio, que identificou a leishmaniose tegumentar (cutânea). A paciente iniciou o tratamento com medicação endovenosa após eletrocardiograma e monitoramento de exames laboratoriais.
Francisca tinha uma companhia permanente nos atendimentos no Hospital Dia, a filha Hadassah Ilana Nascimento, 11 anos. A menina observadora, sensível e talentosa ficava prestando minuciosa atenção nos profissionais realizando o atendimento à sua mãe.
No dia 28 de novembro Hadassah entregou aos profissionais do Hospital Dia um desenho feito por ela mesma. Na imagem, muito bem feita e rica em detalhes, constam os médicos Maurício, Alexandre e Henrique, a enfermeira Diana, e os técnicos em enfermagem Luiz, Dyego e Ivair.
“Nunca recebi um reconhecimento e gratidão assim! A Hadassah havia feito alguns desenhos individuais e entregado para alguns profissionais, e quem não recebeu acabou ficando ‘enciumado’ (risos). Aí ela fez esse desenho com todos os profissionais que atenderam a mãe dela”, conta a enfermeira Diana Sano.
Além da imagem, Hadassah também escreveu uma mensagem de agradecimento. “Parabéns a todos os enfermeiros e doutores do Hospital Dia por fazerem esse hospital ser o melhor de MS. Gostei muito de conhecer todos vocês! Vocês são muito legais”.
“Além de tantas outras maneiras de se identificar uma assistência de excelência, o reconhecimento dos usuários e familiares é fundamental para sabermos que o atendimento, apoio, acolhimento e orientações que damos são vistos com bons olhos. Gratidão a toda equipe! Vocês são maravilhosos!”, destaca a chefe da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias (UDIP), Vânia Silva dos Reis.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.