Notícias
PREVENÇÃO
Humap realiza ações de conscientização no Carnaval
Nesta sexta-feira (17/02), véspera de carnaval, colaboradores da UDIP (Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias) com o apoio da USOST (Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho) e da Vigilância Epidemiológica, do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), da Rede Ebserh, realizam na recepção de vistas uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), em especial o HIV.
O projeto Fique Alerta: carnaval com proteção! distribuiu testes rápidos de HIV, preservativos e folders informativos a colaboradores e acompanhantes de pacientes, tanto no período da manhã quanto da tarde.
“As infecções sexualmente transmissíveis ocorrem principalmente por meio da relação sexual (oral, vaginal, anal) desprotegida, com uma pessoa que esteja infectada. Cuidados com a prevenção dessas ISTs devem fazer parte da rotina de todos, e ações de orientação e divulgação são de extrema relevância nesse enfrentamento. Além das orientações de prevenção pré e pós exposição sexual também distribuímos autotestes de HIV, preservativos e panfletos educativos para que todos possam aproveitar as festividades de carnaval com proteção”, explica a chefe da Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias, Vânia Silva dos Reis.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.