Notícias
APERFEIÇOAMENTO
Enfermeiros participam de curso de ultrassom point-of-care
No último domingo (19/06) foi realizado no laboratório de habilidades do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh) um curso de ultrassom/USG point-of-care (Pocus) para enfermeiros.
O público-alvo do curso foram enfermeiros do Humap que atuam no atendimento a pacientes graves nos diversos setores da instituição, sendo o maior montante de participantes enfermeiros lotados na Unidade Coronariana (UCO).
O curso foi ministrado por enfermeiros especialistas de renome no Brasil, sendo o primeiro curso em Pocus para enfermeiros no Estado de Mato Grosso do Sul.
Dentre as aplicabilidades do Pocus por enfermeiros no cuidado beira leito estão a punção venosa guiada, especialmente em casos de difícil acesso, punção arterial guiada para fins de monitorização invasiva, avaliação do posicionamento de sondas, avaliação do débito urinário, dentre outras.
“Com a possibilidade do ultrassom à beira do leito, o enfermeiro tem a oportunidade de utilizar esta importante tecnologia como uma ferramenta complementar ao exame físico e potencializar o cuidado de Enfermagem. Acreditamos que o conhecimento adquirido no curso irá fazer a diferença no cuidado ao paciente e que o Humap, sendo um hospital de ensino, terá um papel fundamental na difusão do uso desta tecnologia no aprimoramento da assistência de enfermagem”, explica Cacilda Rocha Hildebrand Budke, enfermeira assistencial da UCO e responsável pela iniciativa do curso.
Recentemente o Humap adquiriu quatro aparelhos portáteis de USG, que possibilitam o uso desta importante ferramenta no atendimento beira leito aos pacientes graves, seja nas unidades de terapia intensiva da instituição, sala de emergência, centro cirúrgico e até em outros setores, considerando a sua possibilidade de deslocamento.
Com a realização do curso, os enfermeiros já iniciaram o uso do método na assistência nesta segunda-feira (20/06).
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.