Notícias
ESTUDOS
Artigo de enfermeiro do Humap é publicado em relevante revista científica
O enfermeiro Elton Santo Barboza do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS), filiado à Ebserh, da unidade de Terapia Intensiva Neonatal, participou da elaboração do artigo intitulado: “Construição e validação de roteiros para treinamento de habilidades sobre terapia nutricional enteral na desospitalização”, que foi desenvolvido no laboratório de habilidades do hospital”, que foi publicado da Revista Científica Texto & Contexto Enfermagem, que é a revista do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina.A ideia é que os roteiros possam ser utilizados na alta dos pacientes em uso de terapia enteral no Humap-UFMS/Ebserh. O projeto iniciou em maio de 2021 com fases de execução do método do trabalho metodológico, com o término em setembro de 2022.
“Esses instrumentos podem ser utilizados na desospitalização de pacientes com necessidades de terapia de nutrição enteral, em qualquer faixa etária. Eles podem auxiliar cuidadores de pacientes em uso de terapia nutrição enteral, por sonda enteral ou gastrostomia, utilizando um simulador de baixa fidelidade. Por ser um instrumento multidisciplinar, pode ser utilizado por diversos profissionais, sendo o enfermeiro responsável como facilitador da simulação clínica”, explica Elton.
O artigo pode ser acessado pelo link: https://www.scielo.br/j/tce/a/B9kTnVjVxN5FmK9DL5Qmk9h/abstract/?lang=pt
Sobre a Revista
Foi criada em janeiro de 1992, tendo sua primeira edição publicada em junho de 1992. O seu Regimento Interno foi aprovado em julho de 1992, com atualizações periódicas, sendo sua última versão homologada em 2021. A Texto & Contexto Enfermagem é um periódico de circulação internacional. Publica artigos técnico-científicos relacionados à área da Saúde e, em especial, da Enfermagem, no formato livre acesso em português, inglês ou espanhol, sendo uma das versões do artigo obrigatoriamente em inglês.
Sobre a Rede Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.