Notícias
HUMANIZAÇÃO
Festa Junina acontece na Clínica Médica do Humap
Junho é um dos mais meses mais esperados e queridos no do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS), filiado à Rede Ebserh.
Os locais onde é permitido (pela questão de segurança e controle de infecção hospitalar) são decorados com bandeirinhas, balões e outros elementos juninos e os colaboradores se organizam marcando um dia para confraternizar com quitutes típicos da data, trazendo todo um clima de alegria para o hospital.
Tradicionalmente os colaboradores da Clínica Médica realizaram na manhã de quarta-feira (14/06) um verdadeiro arraiá para pacientes, colaboradores e acompanhantes.
Para isso, corredores e quartos do setor foram decorados com bandeirinhas coloridas e embalados pelas típicas músicas juninas. Os colaboradores que trabalham na clínica médica estavam caracterizados com roupas e adereços caipiras.
Os pacientes participaram de brincadeiras como pescaria e boca do palhaço, ganhando prendas como canecas com toalhas e kit higiene, compradas graças às contribuições financeiras dos próprios colaboradores e residentes.
Este ano também teve o mural do correio elegante, onde os colaboradores inseriram recadinhos profissionais em envelopes para seus colegas.
“Esta união entre funcionários, pacientes e acompanhantes é muito importante e gratificante. As brincadeiras, músicas e diversão em geral amenizam um pouco a situação de estar hospitalizado. É muito gratificante ver o sorriso e a alegria dos pacientes”, comenta o enfermeiro José Wellington Cunha Nunes, Chefe da Unidade de Clínica Médica.
Equipe da Clínica Médica toda no clima junino
Sobre a Rede Ebserh
O Humap-UFMS faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.