Notícias
INFRAESTRUTURA
HUMAP inicia reforma da Unidade Coronariana
Vista externa da Unidade Coronariana, onde estão sendo iniciadas as obras
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (HUMAP-UFMS), iniciou na última segunda-feira (06/11) a reforma da Unidade Coronariana (UCO). A obra, aguardada há aproximadamente cinco anos, contemplará adequações da rede elétrica e de gases, revestimentos de acordo com as normas sanitárias atuais, climatização planejada, incorporação de armários e a construção de um espaço que pode ser convertido em leito de isolamento.
A UCO que, atualmente, divide espaço com a Clínica Cirúrgica I, ganhará também dois novos leitos, que hoje não existem por falta de espaço e equipamentos adequados, de acordo com o Chefe da Unidade do Sistema Cardiovascular, professor Mário Augusto Freitas. Hoje a UCO tem ativos quatro leitos cardiológicos e três leitos de recuperação pós-operatória cardiovascular. Após a reforma ganhará mais um leito de cada, totalizando nove leitos.
“A reforma trará adequação às normas sanitárias, bem como maior grau de conforto e segurança para todos os que frequentam a UCO do HUMAP-UFMS, ganhos estruturais que serão revertidos em um melhor nível de assistência a todos os pacientes”, afirma Mário Augusto Freitas.
“É uma grande conquista para o HUMAP esta reforma, fruto de um planejamento arrojado da gestão anterior, que contratou uma empresa especializada em projetos e priorizou estrategicamente este setor que é tão importante para o ensino e para a assistência. Fruto também de muito esforço da equipe técnica local, que fez o possível para oferecer aos pacientes e colaboradores uma infraestrutura totalmente adequada às normas vigentes e que proporcionará conforto e segurança”, ressalta o chefe da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, Edeilson Silva Cruz.
As obras serão realizadas pela empresa WA Arquitetura Eireli – ME, sob regime de contratação de empreitada por preço unitário, no valor de R$ 285.295,92 (duzentos e oitenta e cinco mil duzentos e noventa e cinco reais e noventa e dois centavos).
O prazo para conclusão da reforma é de 90 (noventa) dias.
“A reforma da Unidade Coronariana é muito importante porque iremos ampliar o número de leitos e melhorar a infraestrutura, atendendo mais pessoas e de forma mais segura e eficiente”, destaca o superintendente do HUMAP, Cláudio César da Silva.
Unidade Coronariana (UCO)
A Unidade Coronariana (UCO) é uma unidade fechada de cuidados intensivos, muito similar a uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos requisitos, equipamentos e modo de funcionamento, entretanto, com foco e especialização dos profissionais direcionados para o atendimento das doenças cardiovasculares.
“Atualmente a UCO do HUMAP-UFMS atende urgências e emergências cardíacas de Campo Grande e do interior do Estado de Mato Grosso do Sul, assiste à demanda interna dos pacientes internados, suporta o pós-operatório das cirurgias cardiovasculares de grande porte, bem como serve como unidade de retaguarda para a Unidade de Dor Torácica (UDT) e Pronto Atendimento Médico (PAM) da instituição”, explica o Dr Mário Augusto Freitas.
Na UCO atuam diretamente dezenas de profissionais: cardiologistas, cirurgiões cardiovasculares, cirurgiões vasculares, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros e técnicos de enfermagem, funcionando ainda como ambiente de estágio e aprendizado para alunos de diversos cursos de graduação da UFMS (medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição, entre outros) e de pós-graduação para médicos residentes de diversas especialidades médicas e para a residência multiprofissional da UFMS.