Notícias
INVESTIMENTO
Humap inaugura nova Unidade Coronariana
Na manhã desta terça-feira (03/03) o Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS), inaugurou as novas instalações da Unidade Coronariana (UCO).
Com uma área total de 306,44m² a UCO tem nove leitos, sendo um leito de isolamento, e conta com mais de 50 profissionais, como cardiologistas, intensivistas, cirurgiões cardíacos, cirurgiões vasculares, arritmologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas.
Atualmente a UCO do Humap-UFMS atende entre 50 e 70 pacientes por mês. “A nova unidade representa melhorias para pacientes, acompanhantes e profissionais, uma vez que todos os pacientes ficam numa sala ampla e única, possibilitando às equipes médicas e assistenciais uma visa panorâmica e geral. Além disso a nova UCO também está aparelhada com equipamentos modernos, como monitores, eletrocardiograma, ventiladores mecânicos, ecocardiograma, entre outros”, explica o chefe da Unidade do Sistema Cardiovascular, Délcio Gonçalves da Silva Júnior.
As novas instalações também melhorarão as condições para ensino e pesquisa em cardiologia, clínica médica, medicina da família, enfermagem, fisioterapia, etc.
“Tenham certeza que podem me ter como aqui como alguém que faz parte desta equipe, uma vez que a Ebserh tem a responsabilidade de oferecer duas coisas para os hospitais universitários federais: apoiar e gerir. É o que temos feito. Essa obra que está sendo entregue hoje é fruto dos esforços da Ebserh para melhorar a estrutura dos hospitais”, frisa o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), general Oswaldo de Jesus Ferreira.
O superintendente do Humap-UFMS, Cláudio César da Silva, fez o discurso de abertura do evento parabenizando o empenho de todos os profissionais do Humap, da UFMS e da Ebserh. “Hoje é um dia de extrema alegria para nós. Graças ao envolvimento dos nossos profissionais e ao suporte fundamental da Ebserh e da UFMS conseguimos realizar esse sonho, que vai trazer mais conforto para os pacientes e melhores condições para os profissionais da cardiologia”.
Estiveram presentes na inauguração da UCO todo o corpo diretivo do Humap e da UFMS; os profissionais da Unidade; o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), general Oswaldo de Jesus Ferreira; o reitor da UFMS, Marcelo Turine; o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende; o secretário municipal de saúde de Campo Grande, José Mauro Filho; o secretário municipal de governo e relações institucionais de Campo Grande, Antônio Cesar Lacerda Alves; os deputados estaduais professor Rinaldo e Onevan de Matos; o juiz federal e vice-coordenador do Comitê de Saúde, Felipe Bittencourt Potrich; a diretora de desenvolvimento institucional do Conselho de Administração, Telma Cristina Fernandes; o procurador federal de MS Roberto da Silva Pinheiro; o supervisor do Centro de Processamento Celular do Instituto Nacional do Câncer, Flávio Henrique Paraguassu Braga; a diretora presidente do Hospital Regional de MS, Rosana Leite; o vice-presidente da Santa Casa, Eber Xavier; o gerente de projetos da Fundação do Câncer, Marson Rebuzzi; o diretor do Hospital Militar de Campo Grande, Coronel Paes; o representante da Sociedade de Cardiologia de MS, Gabriel Doreto; e o vereador de Campo Grande Odilon de Oliveira Junior.
“Estamos muito felizes com essa inauguração. Com gestão, governança e parceria conseguimos entregar essa obra importantíssima. Os profissionais do Humap e da UFMS amam a educação. E a UCO será fundamental para o ensino de cardiologia”, ressalta o reitor da UFMS, Marcelo Turine.
UCO
A UCO tem como objetivo o tratamento intensivo de doenças cardiológicas com abordagem de quadros agudos e críticos, onde há elevado índice de complicações e até de mortalidade, por isso exige atendimento especializado e intensivo.
Vale ressaltar que alguns membros da equipe de cardiologia da UCO participam de projetos de pesquisa clínica em parceria com instituições de ensino nacionais e internacionais, desta forma, com a reforma da unidade novas possibilidades de outros projetos serão oferecidos ao hospital.
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.