Notícias
INOVAÇÃO
Cirurgia cardíaca videoassistida é realizada pela primeira vez no Humap
Campo Grande (MS) - Cirurgiões do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) realizaram um procedimento inédito na unidade hospitalar: uma cirurgia cardíaca videoassistida, considerada de altíssima complexidade. O procedimento foi realizado em uma mulher de 34 anos, portadora de grave doença em válvula mitral e insuficiência cardíaca cujos tratamentos medicamentosos não surtiam o efeito desejado.
A paciente teve sua válvula doente completamente removida e substituída por outra válvula artificial. A diferença, nesta abordagem, se dá pelo fato de que o implante da válvula utilizou a videocirurgia como principal recurso tecnológico.
Nesta técnica, uma incisão de apenas cinco centímetros e sem necessidade de cortar o osso esterno, como se faz pelo modo convencional, o torna o pós-operatório da cirurgia cardíaca videoassistida mais favorável e menos doloroso aos pacientes, além de reduzir sangramentos, riscos de infecção e tempo de recuperação.
Além disso, a menor incisão torna a cirurgia psicologicamente mais aceitável pelos pacientes, em decorrência do melhor aspecto cosmético, ao invés dos 23 a 25 centímetros de comprimento do corte na parte frontal do tórax necessários para realizar a operação no modo convencional.
Para a realização da cirurgia, ocorrida no final do mês de fevereiro, foram necessários equipamentos, recursos tecnológicos e aperfeiçoamento técnico dos cirurgiões Amaury Mont’Serrat Dias e Mário Augusto Freitas, professores da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) especialistas em cirurgias do aparelho circulatório (Cardíaca e Vascular).
De acordo o médico Mário Augusto Freitas, há mais dois casos com indicação para o mesmo procedimento, o que deve ocorrer em breve no Humap.