Notícias
Prevenção
No mês de conscientização sobre o câncer de cabeça e pescoço, profissional do Humap conta sua experiência de autodiagnostico
Desde 2016, a campanha Julho Verde, lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), chama a atenção para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, responsável por cerca de 10 mil mortes a cada ano no Brasil.
No mesmo ano, a cirugiã bucomaxilofacial Janayna Gomes Paiva Oliveira, chefe da Unidade de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Humap-UFMS/Ebserh), suspeitou da doença após um autodiagnostico na boca. Depois de alguns exames e a confirmação da suspeita, ela foi submetida a duas cirurgias, sem necessidade de radio ou quimioterapias.
Todos os anos ela participa das campanhas de conscientização e alerta para a necessidade de prevenção ao câncer que está entre os cinco mais frequentes em homens e tem sua chance aumentada em 20 vezes com o consumo frequente de cigarro e bebidas alcoólicas. Ele é mais frequente que o câncer de pulmão em homens no Brasil.
“Não convivo com sequelas justamente porque descobri a doença na fase inicial. Por isso a prevenção e o conhecimento sobre ela são tão importantes”, explica Janayna.
Cânceres de cabeça e pescoço representam 8% e 10% do total no país, respectivamente. Estima-se que no biênio 2021-2022, sejam diagnosticados 74.240 mil novos casos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ainda, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de cabeça e pescoço é o nono tipo de câncer mais comum no mundo.
O que é o câncer de cabeça e pescoço?
É o nome comum dos tumores que nascem na região das vias aéreo-digestivas, como seios paranasais, nariz, lábios, língua, mandíbula, maxila, palato duro e palato mole, nasofaringe, orofaringe, hipofaringe, laringe, epiglote, esôfago cervical e tireóide.
Quais os sintomas?
Fique atento a feridas na boca ou na pele que não cicatrizam, garganta irritada, dificuldade para mastigar ou engolir e rouquidão por mais de duas semanas.
Como prevenir?
- Não fume (cigarro, fumo de rolo, narguilé, charuto ou dispositivos eletrônicos)
- Mantenha uma boa higiene bucal
- Tenha uma alimentação saudável
- Evite o consumo de bebidas alcoólicas
- Proteja-se do sol
- Use preservativo nas relações sexuais
Sobre a Rede Hospitalar Ebserh
O Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.